Benfica falha liderança do grupo na Liga Europeia
O Benfica fechou a fase de grupos da Liga Europeia com derrota por 30-26 diante do Melsungen, no Pavilhão n.º 2 da Luz, num jogo em que nunca conseguiu verdadeiramente desmontar a consistência alemã. A passagem à main round já estava confirmada, mas as águias queriam vencer para conquistar a liderança do grupo aos germânicos e com ela seguirem com dois pontos na bagagem para a próxima fase, o que esbarrou na superioridade, coletiva e individual, do adversário.
O início de partida foi tudo menos fulgurante, com as duas equipas a demorarem a encontrar caminho até à baliza, num jogo mais tático do que elétrico. Mais frios e organizados, os alemães foram quase sempre na frente, explorando bem o ataque posicional e castigando cada erro encarnado, até chegarem ao 13-11 ao intervalo, margem curta, mas que refletia melhor leitura do jogo e maior rigor nas duas áreas.
Na segunda parte, o Benfica regressou dos balneários com outra atitude, encurtando distâncias sempre que acelerava a circulação de bola e encontrava os laterais de cara com a baliza. Porém, sempre que o conjunto de Jota González ameaçava encostar o resultado, o Melsungen respondia com calma germânica, gerindo ataques longos, castigando a defesa encarnada no um contra um e voltando a quatro golos de diferença nos momentos-chave, até fixar o 30-26 no final.
Com a qualificação já selada e um calendário interno exigente, o Benfica geriu alguns esforços e sentiu a ausência de soluções em determinados momentos, algo que se notou quando era preciso dar o “clique” final para virar o jogo. Do outro lado, o líder invicto do grupo confirmou o estatuto, fechando a fase só com vitórias e levando os dois pontos para a main round, enquanto as águias seguem em frente no segundo posto, sem pontos, mas com a certeza de que têm qualidade para discutir o apuramento na próxima fase.