Benfica é campeão nacional!
O Benfica venceu o SC Braga (3-2), numa partida relativa à 17.ª e penúltima jornada do campeonato nacional de sub-17, realizada na manhã deste domingo, no Benfica Campus, no Seixal, e sagrou-se campeão nacional.
Os encarnados entravam para esta ronda com 3 pontos de vantagem sobre o Sporting e 4 sobre o FC Porto (leões e dragões também venceram as suas partidas), mas com vantagem no confronto direto sobre a formação leonina. Dessa forma, o triunfo das águias foi o bastante para que a festa do título fosse uma realidade.
Num encontro extremamente emotivo, Francisco Neto deu vantagem ao Benfica (9'), mas Samuel Sousa empatou para o SC Braga (21'). Gonçalo Moreira recolocou os encarnados na frente (25'), mas Rafael Mendes (28') levou tudo empatado para o intervalo.
Na etapa complementar, o tento apontado por Gonçalo Moreira (60') selou a vitória dos comandados de Tiago Pina e, dessa forma, o Benfica recupera o título de campeão nacional, que estava na posse do Sporting.
É NOSSAAAAAAAA ???#JuvenisBenfica • #MadeInBenfica • #LojasEspacoCasa #Izidoro #CIN @adidasfootball pic.twitter.com/bCeIaKKCid
— SL Benfica (@SLBenfica) June 11, 2023
Leões com goleada das antigas
Ainda na luta pelo cetro, o Sporting fez o que lhe competia. E com nota artística. Os leões golearam o Torreense (11-2), num encontro realizado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
João Infante (4 e 7') e Rafael Camacho (15') colocaram o conjunto leonino com uma vantagem confortável, mas Rodrigo Guerreiro (34') e Tomás Fazeres (37') reduziram para o emblema do Oeste ainda antes do intervalo.
Na segunda parte houve um autêntico festival de golos, todos para a turma de Alvalade: Gabriel Silva (47, 69 e 79'), Guilherme Luz (49, na própria baliza), João Simões (72'), Rafael Camacho (82'), Afonso Vitorino (87') e Ivanildo Mendes (89') pintaram a goleada da formação verde e branca.
Dragões fizeram a sua parte
Apesar de mais distante (4 pontos) do líder Benfica, a verdade é que o FC Porto ainda entrava para a 17.ª e penúltima jornada com hipóteses de lutar pelo título.
E, na realidade, os dragões fizeram a sua parte na receção ao Vitória de Guimarães, numa partida disputada no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Pedroso, Vila Nova de Gaia.
Rodrigo Mora (18') e Anhá Candé (33') colocaram a formação azul e branca em vantagem ao intervalo. Afonso Vieira (71') reduziu para os vitorianos, mas Gonçalo Sousa (80') voltou a dar dois golos de diferença aos dragões. O tento apontado por Afonso Meireles, já perto do fim, não colocou em causa a vitória do FC Porto.
Resultados da 17.ª jornada:
Estoril - Académica, 2-2 (20 de maio)
FC Porto – Vitória de Guimarães, 3-2
Feirense – SC Espinho, 5-1
Benfica – SC Braga, 3-2
Sporting – Torreense, 11-2
Classificação (a faltar apenas uma jornada para o fim):
1.º Benfica (43 pontos e já campeão)
2.º Sporting (40)
3.º FC Porto (39)
4.º SC Braga (36)
5.º Vitória de Guimarães (32)
6.º Feirense (19)
7.º Estoril (14 e já com as 18 jornadas realizadas)
8.º Torreense (10)
9.º SC Espinho (9 e já com as 18 jornadas realizadas)
10.º Académica (8)
Próxima jornada (18.ª e última desta fase de apuramento de campeão)
SC Espinho - Estoril, 2-3 (partida já realizada)
Vitória de Guimarães - Benfica
SC Braga - Sporting
Académica - FC Porto
Torreense - Feirense
Todas estas partidas estão agendadas para as 11 horas do próximo domingo.