Renovado Estádio da Luz terá 80 mil lugares — Foto: SL Benfica
Renovado Estádio da Luz terá 80 mil lugares — Foto: SL Benfica

Benfica District — o que se segue (com prazos)

Direção vai já submeter programa base na Câmara Municipal de Lisboa e restantes autoridades. Prevê que esta fase esteja concluída em março e iniciar as primeiras obras em junho de 2027

Aprovado pelos sócios, sábado, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com 59,24 por cento de votos a favor e 40,76 contra, a Direção do Benfica vai entrar com o processo de licenciamento na Câmara Municipal de Lisboa e restantes autoridades o mais depressa possível. O plano inicial previa que esta fase estivesse já em andamento, mas Rui Costa preferiu avançar apenas com a legitimidade da votação dos sócios.

Galeria de imagens 15 Fotos

A inauguração oficial do Benfica District, que revolucionará o Estádio da Luz e toda a zona envolvente, está prevista para o final de 2029, mas o tempo já urge. O começo do licenciamento, que implicará sempre troca de informações relevantes entre clube e diversas entidades, estava agendado para novembro. E foi só depois de Rui Costa vencer a segunda volta das eleições para presidente, a 8 desse mês, que foi possível avançar com a AGE.

Esta fase, a terceira, depois de arrancar com a elaboração do programa base do projeto e do estudo prévio, estará concluída, na melhor das hipóteses em 2026. Só depois arrancará o projeto de execução. O Benfica prevê abrir, ainda este ano, o concurso internacional para a seleção de operadores e parceiros — Nuno Catarino, vice-presidente e CFO do Benfica, disse aos sócios, no sábado, que o clube já foi contactado e que para a construção da Arena de 10 mil lugares é muito provável que o parceiro seja estrangeiro. Até ao fim do ano, por outro lado, o Benfica vai elaborar o calendário e plano de mitigação de impacto nos serviços do clube e a revisão do loteamento com confirmação dos parâmetros globais do projeto.

A finalização dessa terceira fase, com projeto de arquitetura e especialidades, deverá ser concluído em janeiro de 2027. Em fevereiro, está considerada a elaboração do caderno de encargos e a abertura de concursos para a construção de espaços. Não menos importante, será apresentada a proposta final de projet finance, que Nuno Catarino, anteontem, disse poder ser alterada — está previsto investimento de €220 milhões pagos a 15 anos, mas o dirigente diz que existe alguma flexibilidade, por exemplo, no prazo de pagamento.

Estádio Etihad, Manchester, Inglaterra
Galeria de imagens 4 Fotos

O início das obras com as primeiras demolições acontecerá, se forem cumpridos os prazos, em junho de 2027. A fase de construção decorrerá desde então até junho de 2029, ou seja, durante dois anos. Segue-se a obtenção de licenças de utilização que deverá estar fechada em agosto de 2029, para que depois se proceda à abertura gradual dos novos espaços.

Ainda sem data, a inauguarção oficial do Benfica District, acredita o Benfica, acontecerá no final de 2029, a tempo, como tal, de o estádio, já com 80 mil lugares, ser utilizado no Mundial-2030.