Tunisino Makram Ben Romdhane marcou 16 pontos pelos encarnados - Foto: BENFICA
Tunisino Makram Ben Romdhane marcou 16 pontos pelos encarnados - Foto: BENFICA

Benfica arrasa Vitória na Luz, perseguidores não desarmam

Encarnados vencem vimaranenses por 111-79 e mantêm distâncias no topo da classificação

111-79. Trinta e dois pontos de diferença na Luz, entre o líder Benfica e o Vitória de Guimarães, dão conta de um encontro sem grande dificuldade para os comandados de Norberto Alves, a contar para a 15.ª jornada da Liga.

Privados de Geno Crandall, suspenso após desqualificação diante do Imortal, os encarnados entraram determinados. Um triplo de Diogo Gameiro colocou a diferença em sete pontos (15-8) ainda nos primeiros minutos e, fortíssimos da linha exterior, fecharam o primeiro período com vantagem confortável (32-19), mantendo o ritmo até ao intervalo (63-44).

Com o jogo controlado, os tetracampeões nacionais geriram a segunda parte e chegaram ao final do terceiro quarto a vencer por 88-59. Apesar de maior equilíbrio no último parcial (23-20), o triunfo nunca esteve em causa.

Diogo Gameiro, o MVP, assinou 27 pontos, quatro ressaltos e seis assistências. Destaque ainda para os 18 triplos convertidos em 35 tentativas (48%), contraste claro com os 7/28 (25%) do adversário.

LEÃO PASSA EM OVAR

Já o Sporting venceu na visita à Ovarense por 82-85 e continua a dois pontos dos encarnados. Os Leões entraram melhor, com eficácia exterior e domínio nas tabelas, chegando ao intervalo na frente (35-40).

No terceiro quarto, a formação vareira reagiu e chegou à liderança, aproveitando alguma quebra leonina. Luís Magalhães parou o jogo e a equipa respondeu com maior agressividade defensiva e melhor critério ofensivo, recuperando o comando (56-59) e deixando tudo em aberto para o último período.

No derradeiro parcial, num ambiente eletrizante, o jogo decidiu-se no detalhe. Apesar da exclusão do atirador Stephan Swenson, o triunfo sorriu aos verdes e brancos por 82-85. Diogo Ventura foi decisivo com uma bandeja, um triplo e lances livres fundamentais, enquanto Maleeck Harden-Hayes também se destacou pelo acerto exterior em momentos-chave, em conjunto com Swenson. Brandon Johns Jr. impôs-se no garrafão, com a entrega habitual.

Por sua vez, o FC Porto venceu o Imortal por 99-88, no Dragão Arena, mantendo-se no quarto lugar, com 25 pontos, a quatro do líder Benfica.

Após um primeiro período equilibrado (24-23), os azuis e brancos ganharam margem até ao intervalo (51-41), com Jhonathan Dunn e Tanner Omlid em destaque. O terceiro quarto voltou a aproximar as equipas (74-68), mas no derradeiro parcial a maior qualidade individual portista fez a diferença. Dunn foi o melhor marcador, com 23 pontos, Omlid somou 17 e 10 ressaltos (duplo-duplo) e Miguel Maria ficou perto do mesmo registo, com nove pontos e outras tantas assistências.