Hiroki Ito e Alphonso Davies, jogadores do Bayern, em trabalho de recuperação de longas lesões
Hiroki Ito e Alphonso Davies, jogadores do Bayern, em trabalho de recuperação de longas lesões - Foto: IMAGO

Bayern tem nova abordagem que reduz drasticamente as lesões

Jogadores fazem análises ao sangue antes, durante e depois dos treinos

No Bayern, o trabalho de otimização continua, não só no campo de treino, mas também nos laboratórios e no centro médico do clube.

Esta temporada, foi implementada uma nova prática que, até ao momento, tem demonstrado excelentes resultados, segundo o Bild.

Os futebolistas realizam análises sanguíneas antes de cada treino, por vezes durante e após as sessões, para monitorizar de perto e em tempo real todos os indicadores sanguíneos, com especial atenção aos níveis de lactato e creatina.

Desta forma, Vincent Kompany e a sua equipa técnica, com o apoio dos médicos do clube, conseguem avaliar com ainda maior precisão o nível de esforço muscular, detetar sinais precoces de fadiga e tensão muscular, e ajustar a carga e intensidade individual de cada jogador durante os treinos.

Resultados têm sido positivos

Esta monitorização proativa tem dado frutos e, até agora, os bávaros quase não registaram lesões musculares desde o início da temporada.

Este cenário contrasta fortemente com a tendência do ano passado, quando, em certos momentos, o Bayern tinha quase metade da equipa lesionada.