Bardet foge para a vitória e é o primeiro camisola amarela do Tour
Romain Bardet teve um início de sonho na 111.ª edição da Volta a França!
Naquela que será a sua última participação no Tour, francês de 33 anos que em 2016 foi o segundo classificado da geral, venceu a etapa inaugural e, pela primeira vez na carreira, vai vestir de amarelo.
Bardet pode agradecer a vitória a Van den Broek, companheiro de equipa na dsm -firmenich PostNL, que depois de ter integrado a grande fuga do dia, teve forças para conduzir o gaulês ao triunfo em Rimini, Itália… por cinco segundos.
¡𝐂𝐇𝐀𝐏𝐄𝐀𝐔! 🎩🎩🎩
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) June 29, 2024
💛 Bardet completa la gesta del DSM junto a Van den Broek y se viste con el primer maillot amarillo.
🌟 Pogacar, el mejor favorito en cuarta posición con Aranburu sexto.
📺 Lo has visto en Eurosport 1 y @StreamMaxES.#TDF2024 | #LaCasadelCiclismo pic.twitter.com/oQQORDtp5k
Num final de loucos, o pelotão esteve muito perto de anular a tentativa da equipa neerlandesa, mas foi incapaz de o fazer, tendo assistido de muito perto ao triunfo de Bardet.
A etapa de 206 quilómetros e 3.800 metros de acumulado que teve uma curta passagem no principado de San Marino, pela primeira vez na história do Tour, a fuga do dia entrou no último quilómetro com cerca de 10 segundos de vantagem e fez os derradeiros metros com o pelotão nas suas rodas, mas teve força suficiente para aguentar a vantagem.
Bardet e Broek ergueram os braços juntos na linha de meta e celebraram uma corrida taticamente perfeita da equipa, na qual Bardet fugiu ao pelotão a 50 km do final para se juntar ao companheiro de equipa que já estava na frente.
Romain Bardet 🇫🇷 entra a vencer no Tour de France e conquista a camisola amarela pela primeira vez na carreira! Uma vitória arrancada após uma fuga de longa distância que quase foi alcançada. 🇫🇷 🔥 pic.twitter.com/180vhtBnVu
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) June 29, 2024
Costa e Almeida no pelotão, Oliveira perde 18 minutos
Wout van Aert foi o primeiro ciclista do pelotão a cortar a meta e terminou no 3.º lugar a etapa, junto dos principais favoritos, que chegaram todos a cinco segundos do duo da frente.
Entre eles, além de Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, chegaram Rui Costa (EF Education – Easypost), que terminou no 39.º lugar e João Almeida (UAE-Emirates) ficou em 43.º. O dia não correu particularmente bem ao outro português em prova, Nelson Oliveira (Movistar) que perdeu mais de 18 minutos para o líder, terminando como 64.º classificado.
A 2.ª etapavai para a estrada ainda em Itália, neste domingo, ligando Cesenatico a Bolonha, num total de 198,7 km.