José Mourinho comenta declaração de Bruno Lage, que disse que o 'Special One' era o melhor treinador de Setúbal e arredores

«Apuramento? Consegui coisas muito mais importantes»: tudo o que disse Mourinho

Treinador do Fenerbahçe explorou relação com Bruno Lage, antecipou dois titulares para visita ao Benfica e desvalorizou peso da partida

José Mourinho anteviu a visita do Fenerbahçe ao Benfica, a contar para a segunda mão do 'play-off' da UEFA Champions League. O técnico luso não poupou elogios às águias e a Bruno Lage, queixou-se da falta de profundidade do plantel e mandou um recado à direção do clube turco, à boleia de Geny Catamo.

Influência do ambiente do Estádio da Luz

«Tal como disse na primeira mão, esperava que o ambiente do Sukru Saraçoglu [estádio do Fenerbahçe] influenciasse positivamente a nossa equipa, mas sabia que não ia influenciar negativamente o Benfica. Amanhã vai ser igual: a equipa da casa vai sentir a paixão dos seus adeptos, mas o ambiente não vai influenciar o Fenerbahçe

Elogios de Bruno Lage

«Se sou o melhor treinador de Setúbal e arredores, não sei. Acho que sou o único que tem o nome de uma rua, se calhar significa alguma coisa. O Bruno sabe a história que construí e respeita-a. Eu e o pai dele somos amigos já há muitos anos, tenho um carinho especial. Essas simpatias não são mais do que isso e não me dizem nada. O Bruno é um bom treinador, com experiência importante num gigante como o Benfica e na Premier League. Está num bom momento e sabe que lhe desejo o melhor, não amanhã, mas sabe que lhe desejo o melhor. Tem um plantel com muitas opções.»

Peso do apuramento para a carreira de Mourinho

«Não consigo colocar o jogo de amanhã no top 5 de maiores feitos da minha carreira. Consegui coisas muito mais importantes, mais difíceis e quase catalogadas como impossíveis de atingir. Não consigo meter um só jogo nesse patamar, ainda que signifique milhões importantes para o clube e a participação na Champions para jogadores que pouco jogaram. Ganhei duas vezes a UEFA Champions League, mas isso não está relacionado com a eliminatória.»

Interesse em Geny com um recado para a direção do Fenerbahçe

«No mercado toco pouco, trabalho com os jogadores que tenho. Desde a eliminatória contra o Feyenoord [6 e 12 de agosto] até hoje não tivemos mais nenhum jogador disponivel. Os que foram contratados [Edson Alvarés e Nene Dorgeles], foram um dia ou depois do fecho do prazo de inscrições. Isso retira o rótulo de que a eliminatória é a coisa mais importante que há para jogar. Se fosse assim, esses jogadores tinham chegado em condições de defrontar o Benfica. Acho que o Geny não está na lista do Fenerbahçe, não existe nada, acho que nem sequer há lista. Acho que não vai chegar nenhum jogador até ao final do mercado. Seria um bocadinho um contrasenso, normalmente o investimento é feito para atingir um objetivo.»

Declarações de vice-presidente do Fenerbahçe

«Não sei quem é [Hamdi Akin]. Faço confusão com nomes, mas não sei quem é.»

Onze do Fenerbahçe é mais fácil de adivinhar...

«Não quero ser mentiroso, depois começam a dizer que 'lá vem ele com mind games', simplesmente não quero dizer. O onze do Fenerbahçe não é difícil de decifrar, as opções são poucas, no campeonato [diante do Kocaelispor] fizemos duas ou três mudanças, o Amrabat e o Szymanski não jogaram com intenção de poderem jogar amanhã e correr muito mais. Não temos opções para fazer coisas diferentes.»

... do que o onze do Benfica

«O Bruno Lage tem mil opções. Tem tantos jogadores de qualidade, que dão a possibilidade de jogar como ele quer, de criar dinâmicas, seja do ponto de vista defensivo, seja do ponto de vista ofensivo. É mais fácil prever onze do Fenerbahçe. O Benfica é uma equipa equilibrada que defende bem, que se estrutura muito bem do ponto vista ofensivo, tem boas dinamicas de construção, tem jogadores rápidos a atacar o espaço, tem uma boa equipa. Não estou a colocá-los num patamar que não é o seu, são muito competitivos e muito equlibrada. Mas o objetivo de amanhã é só um: ganhar.»

Já a caminho do relvado do Estádio da Luz, José Mourinho lembrou-se que o Fenerbahçe pode apurar-se para a fase de liga «ao empatar e ganhar por penáltis».