Moffi foi jogador de Farioli no Nice - Foto: Imago
Moffi foi jogador de Farioli no Nice - Foto: Imago

Antigo pupilo de Farioli entre as opções avaliadas para o ataque portista

Terem Mouffi teve o seu melhor momento no Nice com Farioli, em 2023/24. Está em litígio com os franceses e solicitou a rescisão, mas FC Porto poderia oferecer uma solução mais pacífica. Há mais alternativas na mesa e nada está ainda definido

O FC Porto avalia a possibilidade de preencher a frente de ataque com mais um avançado e o nome de Terem Moffi, atualmente a treinar-se à margem do plantel do Nice, agrada. O nigeriano, de 26 anos, está longe de ser, porém, o único nome na lista dos dragões para fortalecer o setor, necessitado de mais uma solução depois da lesão de Luuk de Jong, que vai afastar o neerlandês dos relvados até ao final da temporada.

Internacional 19 vezes pela Nigéria (quatro golos marcados), Moffi é esquerdino e atua como ponta-de-lança. Farioli conhece-o bem, dado que foi seu pupilo no Nice. De resto, foi com o italiano, em 2023/24, que assinou a melhor temporada no clube francês, com 11 golos e duas assistências em 32 partidas. Há, portanto, uma ponte de contacto e uma ideia muito clara de que uma eventual mudança do jogador para o FC Porto poderá beneficiar todas as partes e ser a tal «oportunidade de mercado» de que André Villas-Boas falou após concretizar as transferências prioritárias de Thiago Silva e Oskar Pietuszewski.

O afastamento de Moffi do grupo do Nice aconteceu na sequência de um pedido que fez entrar na liga francesa para rescindir unilateralmente o contrato que termina em 2027. Na origem da decisão esteve o caos que se gerou entre a equipa e os adeptos, em dezembro passado, quando um grupo de jogadores e o diretor-desportivo Florian Maurice, entre outros membros do staff, foram agredidos.

Moffi apresentou queixa e meteu baixa médica. Não foi o único a fazê-lo. Também Jérémie Boga, extremo costa-marfinense, foi pelo mesmo caminho. Ambos solicitam a rescisão por justa causa à comissão jurídica da liga francesa, após uma licença de seis semanas, mas o processo não conheceu desenvolvimentos.

André Villas-Boas está em França, numa altura em que também o dossiê Fofana está pendente. Moffi seria uma oportunidade para o FC Porto, mas também para o jogador e o Nice, dado que a alternativa será uma saída litigiosa e um processo potencialmente longo, com tudo o que de mau isso implicaria em termos de valor de mercado do goleador. Farioli conhece e aprecia Moffi, já que é um jogador com características diferentes das de Samu e Deniz Gul, pelo que daria maior profundidade ao ataque azul e branco.

O FC Porto vai agindo com as normais cautelas e gere o processo com calma, tendo, como explicámos, alternativas estudadas e prontas para subir à mesa das negociações. Moffi chegou ao Nice em janeiro de 2023 por 22,5 milhões de euros, vindo do Lorient, onde marcou 35 golos em 90 jogos. Antes, passou por Kortrijk (Bélgica) e dois clubes lituanos, o FK Riteriai e o Zalgiris Kaunas. O site Transfermarkt avalia-o em 10 milhões de euros.