Antigo benfiquista ajuda Nashville a conquistar primeiro grande título
O Nashville venceu esta madrugada o Austin por 2-1 na final da US Open Cup, a Taça dos Estados Unidos da América. É o primeiro grande troféu da história do clube.
As duas equipas mais recentes da MLS, o campeonato profissional norte-americano — o Nashville começou a competir em 2020 e o Austin em 2021 —, protagonizaram uma partida equilibrada.
Hani Mukhtar, que passou pelo Benfica de forma quase anónima, entre 2015 e 2016, fez o primeiro golo do encontro. O antigo médio, convertido em ponta de lança depois de rumar a Nashville em 2020, aproveitou passe de peito de Shaffelburg, na área.
Mukhtar on the money, early | @NashvilleSC #USOC2025 // FINAL pic.twitter.com/59troMbiaj
— U.S. Open Cup (@opencup) October 2, 2025
Uzuni empatou para o Austin aos 45+1', já depois de ter desperdiçado um penálti, com boa defesa de Brian Schwake.
Uzuni makes amends for PK miss 😍 #USOC2025 | @AustinFC pic.twitter.com/nRMGEuYXIL
— U.S. Open Cup (@opencup) October 2, 2025
Na segunda parte, o inglês Sam Surridge, de penálti, fez o golo da vitória do Nashville.
Super Sam Surridge strikes again!@NashvilleSC's semifinal hero steps up to slot it home from the spot 🟡 pic.twitter.com/9I1gNmNW7D
— Golazo America (@GolazoAmerica) October 2, 2025
A US Open Cup, que remonta a 1914, é a competição de futebol mais antiga dos Estados Unidos. A vitória garante ao Nashville um lugar direto na Champions da CONCACAF de 2026.
A última final do Nashville tinha sido na Leagues Cup, há dois anos, mas a equipa falhou a conquista do troféu ao perder no desempate por penáltis para o Inter Miami de Lionel Messi.
O ator Matthew McConaughey, um dos proprietários do Austin e ministro da Cultura da equipa, esteve entre os presentes no estádio.
Pela primeira vez, a final contou com uma equipa de arbitragem totalmente feminina, que incluiu a árbitra Tori Penso e as assistentes Brooke Mayo e Kathryn Nesbitt.
A US Open Cup está aberta a clubes profissionais e amadores, mas as equipas da Major League Soccer têm dominado a competição há mais de duas décadas.
A última vez que uma equipa não pertencente à Major League Soccer chegou à final foi em 2022, quando o Sacramento Republic, do USL Championship, defrontou o Orlando City.
A última vez que uma equipa fora da MLS venceu a competição foi em 1999, quando os Rochester Rhinos derrotaram os Colorado Rapids.
O Nashville ocupa atualmente o sexto lugar na Conferência Este da MLS, com dois jogos por disputar, e tem um lugar garantido nos play-offs do campeonato.