Anadia responde a Fábio Fortes: «Não existe qualquer despedimento ilícito»
O Anadia, que compete na Série B do Campeonato de Portugal – quarto escalão –, partilhou, esta terça-feira, um comunicado a responder às acusações de Fábio Fortes. O avançado, de 33 anos, recorreu às redes sociais para denunciar um «despedimento ilícito», acusando a Direção de «prepotência e falta de respeito profissional» após ter sido despedido «sem qualquer justificação».
Em nota oficial, o Anadia deu a sua versão e negou «qualquer despedimento ilícito».
«O Anadia FC SAD relembra que todas as partes envolvidas em contratos de trabalho estão vinculadas a cláusulas de confidencialidade. O clube cumprirá sempre a lei e reserva-se o direito de defender o seu bom nome quando necessário», começou por escrever o Anadia, explicando os motivos que levaram à saída do atacante formado no Sporting.
«A decisão relativa ao vínculo do atleta decorreu de uma avaliação interna efetuada pela equipa técnica, pelo diretor desportivo e pela administração. Essa avaliação teve em conta critérios técnicos e comportamentais, enquadrados nas exigências competitivas e profissionais que orientam o projeto desportivo do Anadia FC SAD», prossegue-se.
O Anadia referiu ainda que tentou encontrar uma «solução amigável e equilibrada».
«Não tendo sido possível chegar a acordo — por não ter sido aceite pelo jogador —, a SAD avançou para a rescisão contratual nos termos previstos no contrato e na lei. O atleta foi informado previamente da intenção da SAD e, posteriormente, recebeu a comunicação formal da rescisão com o devido enquadramento legal. Todo o processo foi conduzido com respeito pelas normas legais e pelas cláusulas contratuais aplicáveis. Não existe, portanto, qualquer despedimento ilícito», pode ler-se ainda.
O emblema do Campeonato de Portugal concluiu, «respeitando o direto do jogador» de recorrer às «instâncias que entender adequadas» e desejando-lhe «sucesso para os desafios futuros».
Fábio Fortes já conta no currículo com passagens pelo estrangeiro, nomeadamente Roménia (Hermannstadt), Bahrein (Busaiteen Club) e Jiangxi Lushan (China), sendo que, em Portugal, o avançado começou a jogar no Sporting (formação), seguindo-se Real, Trofense, Mirandela, V. Guimarães, Santa Maria, Lusitano Vildemoinhos, Benfica e Castelo Branco, Penafiel, Arouca, Académica, Lusitânia Lourosa e Anadia. Na presente temporada, o avançado marcou três golos em 10 jogos.