Ruben Amorim satisfeito com as duas vitórias seguidas na Premier League
Ruben Amorim satisfeito com as duas vitórias seguidas na Premier League - Foto: IMAGO

Amorim vai fazer um ano no United: «Nos momentos mais baixos, consigo manter-me fiel às coisas em que acredito»

Treinador fez um balanço do tempo em Manchester e quer ficar «muitos anos»; Lisandro Martínez mais perto de voltar

Este sábado passa um ano desde que Ruben Amorim foi anunciado como treinador do Manchester United, deixando o Sporting.

Passando em revista os últimos 12 meses, sendo que apenas recentemente conseguiu duas vitórias seguidas na Premier (e depois três) Amorim afirmou: «Foi uma aventura (risos) — uma grande aventura. Foi muito difícil, com bons e maus momentos, aprendi muito e isso é importante. Percebi que, mesmo nos momentos mais baixos, consigo manter-me fiel às coisas em que acredito. E isso é bom para qualquer pessoa perceber. Hoje, a resposta é melhor do que há três semanas. É uma das maiores honras da minha vida, quero ficar aqui muitos anos», avaliou na antevisão ao jogo com o Nottingham Forest.

Amorim foi oficialmente confirmado como o novo treinador a 1 de novembro do ano passado, chegou a Manchester a 11 de novembro, e estreou-se no comando da equipa a 24 de novembro, frente ao Ipswich.

O treinador, que procura a quarta vitória seguida, falou sobre os lesionados, num dia em que o clube mostrou Lisandro Martínez de regresso aos treinos no relvado, - está afastado desde fevereiro devido a grave lesão num joelho.

«Ele quer ir a este jogo, mas não vai a este jogo. Tem treinado connosco. Aos poucos, vai melhorar. Está muito bem e dá-nos o máximo a cada sessão de treino, o que também é muito bom para nós. Quanto aos restantes jogadores, temos mais um dia. Não sei em que ponto está o Harry Maguire [também falhou jogo com o Brighton]», explicou.

Amorim também falou sobre Amad Diallo e Bryan Mbeumo, que vão estar ausentes na Taça das Nações Africanas em dezembro/janeiro: «Vamos ter tempo para sofrer. Vamos ter algumas dificuldades, mas já sabíamos que seria também uma oportunidade. Quando vejo os treinos, há jogadores que mereciam jogar, mas é difícil tirar alguns da equipa depois de um jogo, porque também têm estado bem tanto nos treinos como nos jogos. Portanto, outros jogadores vão ter a oportunidade de nos ajudar. Por agora, vamos aproveitar o Amad e o Bryan nestes jogos e depois veremos.»

A CAN terá lugar em Marrocos, de 21 de dezembro de 2025, a 18 de janeiro de 2026, apanhando um total de seis jogos da Premier e também Taça.