Treinador do Sporting agradece a toda a equipa técnica

Amigo de infância de Rui Borges assume: «Estou a pensar abrir uma tasca em Mirandela!»

As histórias contadas a A BOLA por Hugo Adegas, amigo de infância do treinador dos leões, que destaca feito único do treinador ao serviço do Sporting. Tem um restaurante em Mirandela ao qual até está a pensar mudar o nome

Rui Borges tem uma ligação muito forte a Mirandela. Faz questão de frisar isso desde o primeiro dia em que chegou a Alvalade. Foi ali que nasceu, cresceu e se tornou naquilo que é hoje. Quem o conheceu desde sempre não se surpreende com o discurso do atual campeão nacional. Os testemunhos caminham todos no mesmo sentido: no lado humano do treinador que continua a prevalecer, mesmo com os recentes sucessos.

Grande parte desse crescimento no futebol foi ao lado de Hugo Adegas, com quem partilhou o balneário dos infantis aos seniores no Mirandela e SC Braga. A cumplicidade entre ambos nunca se perdeu. Porque Rui Borges é mesmo assim confessou a A BOLA.

Hugo Adegas e Rui Borges partilharam o balneário dos infantis aos seniores

Liguei-lhe logo a seguir a ser campeão e disse-lhe que os astros reuniram-se todos. Os jogadores já tinham feito o luto de Ruben Amorim e depois entrou dentro do balneário todo o conhecimento que tem em liderar um grupo

«Quando alguém de Mirandela consegue vingar, seja nas artes, no desporto ou na política, é um grande orgulho para nós. Somos do interior e muitos pensam que nem internet temos. A humildade dele prevaleceu sempre. Sempre teve esse lado humano e nunca fugiu dele. E já teve mil e uma razões para isso acontecer», conta Hugo Adegas, que desabafa logo a seguir.

São muitas as histórias que definiram os traços de personalidade de Rui Borges desde muito cedo

«Liguei-lhe logo a seguir a ser campeão e disse-lhe que os astros reuniram-se todos. Os jogadores já tinham feito o luto de Ruben Amorim e depois entrou dentro do balneário todo o conhecimento que tem em liderar um grupo. E teve todo o mérito nisso»,, diz.

Hugo Adegas recorda várias histórias que mostravam sinais daquilo que Rui Borges se poderia tornar: «Uma vez, nos iniciados, vínhamos numa carrinha para o jogo e caiu uma... porta! A primeira preocupação dele eram se faltavam meias ou algum equipamento [risos]. Sempre foi capitão de equipa e tinha uma preocupação com todos.»

O Mirandela foi o emblema onde Hugo Adegas e Rui Borges deram os primeiros pontapés

Vai ser o mesmo Rui. Os adeptos que não esperem outro. É campeão, se usava roupa Levi's agora passa a usar Gant, mas vai certamente manter estes traços que o levaram ao topo de Portugal

E até brincou... «Campeão da tasca? Olhe... eu tenho um restaurante aqui em Mirandela que se chama Pomar e até estou a pensar mudar o nome para A Tasca do Hugo. Certamente que iria trazer muita gente», revela, bem disposto, acreditando que este sucesso não lhe irá subir à cabeça.

«Vai ser o mesmo Rui. Os adeptos que não esperem outro. É campeão, se usava roupa Levi's agora passa a usar Gant, mas vai certamente manter estes traços que o levaram ao topo de Portugal. E sempre que vier aqui a Mirandela, como irá acontecer agora, virá aos locais onde vem desde sempre», garante o amigo de longa data.

Não sabemos com que marca de roupa regressará a Mirandela mas, por certo, com um fato à medida. De campeão...