Declarações do treinador do Sporting na antevisão do dérbi com o Benfica, no Jamor

Sporting: Rui Borges repete a fórmula... Ruben Amorim

Treinador ficou em Alcochete a delinear a nova época e só parte amanhã para Mirandela. Plantel regressa ao trabalho no início de julho e estágio será novamente no Algarve, em Lagos, casa do leão desde 2020, local de eleição onde Ruben Amorim construiu alicerces para o futuro do leão

Olhos postos na nova temporada antes de um merecido período de férias. O plantel leonino iniciou ontem um período de descanso, no qual irá recarregar baterias para atacar a época 2025/2026 com toda a força. Em Alcochete, porém, ficou ainda Rui Borges, que tem mantido várias reuniões com a estrutura nos últimos dias, não só o presidente Frederico Varandas, mas também Bernardo Palmeiro, diretor-geral, e Flávio Costa, responsável pelo scouting.

O treinador, ao que A BOLA apurou, parte amanhã para Mirandela, terra natal, onde passará alguns dias, seguindo, mais tarde, para uma viagem fora de portas com a família. Ainda assim, antes desse período de férias, Rui Borges pretendeu acertar agulhas e deixar algum trabalho feito. Não só no que à renovação do plantel diz respeito, como a várias questões logísticas do arranque da nova campanha. E para tal trabalhou em consonância com a (nova) estrutura leonina, que, convém lembrar, irá planificar uma pré-época pela primeira vez, após as saídas de Hugo Viana e Ruben Amorim.

Rui Borges entrou na história dos leões e já começou a pensar na próxima temporada (IMAGO)

Certo é que, apesar dessas mudanças, o Sporting não irá alterar quase nada do programa definido em anos anteriores e que têm tido o sucesso desejado. A começar, desde logo, pelo local de estágio de pré-temporada.

À semelhança do que aconteceu nas últimas épocas, o Sporting volta a rumar ao sul do País para cumprir o estágio de pré-temporada, mais concretamente, a Lagos, no Cascade Wellness Resort, aquela que tem sido a casa do leão desde 2020. Com todas as facilidades necessárias asseguradas dentro do Resort, o Cascade conta com dois campos com medidas oficiais FIFA, ginásio e Spa exclusivos para os jogadores e técnicos.

Um espaço que oferece a garantia de total tranquilidade para a equipa leonina e máxima privacidade dos jogadores e equipas técnicas, fatores chave que acabaram por convencer, primeiro, Ruben Amorim e agora Rui Borges.

O arranque dos trabalhos, por sua vez, na Academia, está marcado para dia 2 ou 3 de julho, sendo que a partida para o Algarve (ainda por oficializar) deverá acontecer a meados do mês, no dia 15, datas, de resto, em tudo idênticas às da última temporada.

O programa dos trabalhos do início da campanha 2025/2026, assim como os respetivos jogos particulares em solo algarvio, deverão ser anunciados nos próximos dias.

Rui Borges prepara a final da Taça de Portugal de domingo com o Benfica
Rui Borges só parte amanhã para férias (Sporting CP)

Alvos para o reforço do plantel estão definidos

Rui Borges tinha contrato com os leões até final de 2026, porém, como estava estabelecido, a conquista do título nacional permitiu aumentar essa sua ligação automaticamente até 2027. Na continuidade da estrutura da equipa — grande parte irá manter-se — o técnico vai ver o plantel contar com dois jogadores por posição, a que se juntam mais um ou dois polivalentes que podem ser jokers do treinador. Um plantel que tenha qualidade e quantidade para uma temporada longa e exigente. Este é outro dos pilares do plano para o tricampeonato.

No que se refere a reforços existe, também, um plano que há muito vem sendo trabalhado. As contratações de Alisson (UD Leiria) e Kochorashvili (Levante) são exemplos desse plano a médio prazo, mas as caras novas não vão ficar por este extremo e médio.

A Alvalade irá chegar (pelo menos...) mais um defesa-central, até porque St. Juste está de partida, mas também um lateral-direito, sendo que Vagiannidis do Panathinaikos é o alvo, além de um extremo de pé direito para a esquerda e, claro está, um ponta de lança para substituir... Viktor Gyokeres.