Amarante foge à confusão total e segue para a fase de subida de Liga 3
O Amarante foi a primeira equipa da Série A a garantir a qualificação para a fase de apuramento de campeão da Liga 3. Os comandados de Alex Costa não desfizeram o nulo contra o Paredes e interromperam uma série de cinco vitórias consecutivas, mas a combinação dos resultados dos jogos dos rivais diretos selou o apuramento.
O Trofense, líder à entrada para a penúltima jornada da Série B, também podia ter garantido a qualificação se pontuasse diante do Marco 09, mas foi surpreendido em casa. Diogo Silva tirou o guarda-redes do caminho e serviu Pedro Soares para o o golo inaugural aos 62', apesar da tentativa de corte da defesa anfitriã.
O golo galvanizou o Marco 09 que podia ter alargado a vantagem aos 71', mas Mauro Ribeiro atirou à barra. Khalid Hachadi teve via aberta para empatar a partida e recolocar o Trofense na rota da qualificação imediata, mas o extremo marroquino foi travado pelo guarda-redes Danny Carvalho que recebeu ordem de expulsão.
O Trofense continua em zona de apuramento, no segundo lugar, com 27 pontos, mas ainda pode perder a vaga na última jornada para o Paredes, primeira equipa que se encontra fora dos quatro primeiros lugares. Os comandados de Renato Coimbra têm uma vantagem de três pontos pontos para a turma de Tarantini, mas registam uma menor diferença de golos.
O confronto direto é o primeiro critério de desempate de acordo com o regulamento da Liga 3, mas as equipas empataram 0-0 nos dois duelos que disputaram esta época.
O Vitória de Guimarães B segue logo atrás do Trofense na tabela, com 26 pontos. Os comandados de Gil Lameiras venceram o Fafe por 1-0 e saltaram para a zona de acesso à fase de apuramento de campeão.
Os milhares de adeptos que preencheram as bancadas do recinto dos jovens vitorianos tiveram de esperar até aos 75' para festejar. O cruzamento milimétrico de Francisco Dias encontrou a cabeça de Miguel Nogueira que, no coração da grande área, espoletou a loucura e baralhou as contas da Séria A.
O médio que já disputou nove jogos pela equipa principal dos vitorianos começou a construir uma vitória segurada pelo guarda-redes Guilherme Cardoso. O guardião do Vitória B vestiu a capa de herói e anulou a principal ocasião de perigo fafense.
Davis Silva teve tudo para restabelecer o empate, em cima dos 90', mas Guilherme Cardoso levou a melhor. A corrida dos jogadores de campo vitorianos na direção do guarda-redes assim que soou o apito final atestaram a importância da defesa para as contas do agora terceiro classificado da Série B, com 26 pontos.
O Varzim termina a penúltima jornada no quarto e último lugar que dá acesso à fase de apuramento de campeão, com 25 pontos. Paredes, SC Braga B e Fafe, ainda assim, sonham com o apuramento.
Apenas dois pontos separam o Vitória SC B, terceiro classificado, e o Fafe, que é sétimo e não conseguiu capitalizar a eliminação do SC Braga da Taça de Portugal, na quarta-feira.