Amarante está a uma vitória da fase de subida. Foto: FPF
Amarante está a uma vitória da fase de subida. Foto: FPF

Liga 3: Amarante vence e fica a um passo da fase de subida

Turma de Alex Costa venceu o SC Braga B por 1-0 e igualou o Trofense na liderança, com 27 pontos. Varzim e Paredes também somaram três pontos e estão na luta pelo apuramento

O Amarante está a um passo de garantir a presença na fase de subida. A turma de Alex Costa venceu o SC Braga B por 1-0, em jogo da 16.ª jornada da Série A da Liga 3, e igualou o Trofense na liderança, com 27 pontos, ficando a uma vitória de assegurar o apuramento. 

A equipa da casa foi quase sempre a mais perigosa e acabou por fazer a diferença à passagem da hora de jogo. Tiago Ventura sofreu falta na área e, chamado à conversão, Daniel Rodrigues foi eficaz da marca dos 11 metros, com um remate colocado junto à trave. Em vantagem, o Amarante controlou o jogo até ao apito final, não permitindo grandes reações aos jovens bracarenses. 

Já na primeira parte, o Amarante tinha dado sinais claros de superioridade, com forte pressão ofensiva e várias situações de perigo. Os arsenalistas tiveram apenas um momento de maior ameaça, logo aos 7 minutos, num jogo em que a eficácia e a consistência do Amarante fizeram a diferença, deixando a equipa muito bem posicionada na luta pelo apuramento para a fase de subida. 

Varzim ainda sonha

Em Guimarães, o Varzim venceu o Vitória B por 2-1. A equipa poveira foi mais eficaz e adiantou-se no marcador aos 20 minutos, com um grande remate de Francisco França, apesar do maior controlo de bola por parte dos anfitriões que sabiam que, em caso de vitória, ficariam muito perto da próxima fase.  

Na segunda parte, os vitorianos chegaram ao empate por Rafael Alcobia (52’), relançando a partida, que se manteve equilibrada e emotiva até ao fim. Quando tudo apontava para a igualdade, Derick aproveitou um erro do guarda-redes Gui Cardoso, já nos descontos (90+3’), e garantiu um triunfo dramático para o Varzim, que continua a sonhar com a fase de subida. 

Balelo guia Paredes

No último jogo do dia, o Paredes levou a melhor sobre o Marco, por 3-0, com Balelo a ser a grande figura da partida, apontando um hat trick. 

O primeiro chegou com toque artístico, logo aos sete minutos, num chapéu ao guarda-redes Danny. O bis surgiu antes da meia hora, através de um remate forte no limite da área. Na segunda parte, aos 66’, o avançado completou o hat trick, com uma cebeçada, e selou o resultado final.

Três pontos para o Paredes, que salta assim para a zona de apuramento, em igualdade pontual com SC Braga B, Fafe e V. Guimarães B