Alpine confirma Franco Colapinto para a temporada de 2026
A Alpine anunciou esta sexta-feira que o piloto argentino Franco Colapinto continuará a competir pela equipa na Fórmula 1 em 2026, pondo fim a meses de especulação sobre o seu futuro.
A continuidade de Colapinto, tanto a curto como a longo prazo, esteve envolta em incerteza após uma série de resultados menos positivos desde que substituiu Jack Doohan no Grande Prémio da Emília-Romanha, em abril. Chegou mesmo a ser noticiado que a Alpine poderia reconsiderar Doohan ou promover o piloto de reserva Paul Aron para a fase final da temporada.
Contudo, a equipa francesa confirmou agora que Colapinto se manterá como colega de equipa de Pierre Gasly no próximo ano.
Vamos Nene 🇦🇷@FranColapinto completes our 2026 driver line-up, bringing further stability and continuity to the team for the new regulation era. pic.twitter.com/TwshFWYQN2
— BWT Alpine Formula One Team (@AlpineF1Team) November 7, 2025
Colapinto tornou-se uma estrela na Argentina após várias exibições notáveis em meados de 2024, quando substituiu Logan Sargeant na Williams. Tornou-se, assim, o primeiro piloto do seu país na F1 desde Gastón Mazzacane, em 2001. A Williams cedeu-o à Alpine para esta temporada, inicialmente como piloto de reserva, um papel que rapidamente evoluiu para um lugar a tempo inteiro.
A sua posição na equipa foi reforçada pelo forte apoio financeiro que traz da Argentina, incluindo patrocinadores como a Globant, a YPF e a empresa de comércio eletrónico Mercado Libre.
Stronger together, @FranColapinto 🫶 pic.twitter.com/BLVpYxemPV
— BWT Alpine Formula One Team (@AlpineF1Team) November 7, 2025
O próximo ano será de grande importância para a Alpine, a designação que a Renault adotou para a sua operação de F1 em 2021. A temporada atual marca o fim do programa de motores da Renault, com a equipa a transitar para unidades de potência da Mercedes em 2026, ano em que entrarão em vigor novos e abrangentes regulamentos técnicos, tanto a nível aerodinâmico como de motorização.