Ardie Savea, da Nova Zelândia, arrecadou o troféu de melhor jogador do ano (IMAGO)

All Blacks vencem noite dos ‘Óscares’ da World Rugby

Nova Zelândia recebeu três prémios individuais e colocou quatro jogadores na equipa do Mundial. Ardie Savea é o jogador do ano.

A Nova Zelândia arrecadou três prémios individuais na noite de entrega de Prémios da World Rugby que decorreu na Ópera Garnier, em Paris, um dia depois da final da 10.ª edição do campeonato do mundo de râguebi, França-2023.

Os All Blacks venceram o Prémio Jogador do Ano (Ardie Savea), Revelação Masculina 15 (Mark Tele'a) e a jogadora de Sevens (Tyla Nathan-Wong). Colocaram ainda Scott Barret (2.ª linha), Ardie Savea (n.º 8), Richie Mo’unga (médio de abertura) e Will Jordan (ponta) na Equipa do Ano de râguebi XV.

Derrotados (11-12) na véspera pela África do Sul no jogo do título, a Nova Zelândia recebeu, na lista final, nove nomeações em seis categorias na noite anual dos ‘Óscares’ do râguebi mundial, evento que celebrou os 200 anos da modalidade.

Andy Farrell, da Irlanda, venceu o Prémio Treinador do Ano depois da conquista do Grand Slam no Torneio das Seis Nações, ter colocado a seleção irlandesa como líder do ranking mundial durante 15 meses e ter estado 16 jogos sem perder.

A África do Sul, campeã mundial e a primeira seleção a conquistar quatro taças Webb Ellis, não brilhou na noite dos Prémios. Eben Etzebeth entrou na Equipa do Ano e John Smith, glória dos Springboks, recebeu o Prémio Especial de Mérito Jogador. As votações saíram da escolha de um painel de júri escolhido pela World Rugby, entidade que superintende o râguebi mundial, enquanto o Ensaio do Ano teve o contributo da votação on line.

Durante a cerimónia, Dan Carter (Nova Zelândia), Thierry Dusautoir (França), George Smith (Austrália), Juan Martín Hernández (Argentina) e Bryan Habana (África do Sul), cinco lendas dos Mundiais, entraram para a World Rugby Hall of Fame.

WORLD RUGBY AWARDS 2023

Jogadora de Sevens do Ano

Tyla Nathan-Wong (Nova Zelândia) - marcadora de 247 pontos pelas Black Femmes.

Jogador de Sevens do Ano

Rodrigo Isgro (Argentina) - marcou 33 ensaios na World Series, ajudou a Argentina a carimbar o lugar em Paris-2024 e foi chamado ao Mundial França 2023.

Jogador do Ano

Ardie Savea (Nova Zelândia) - 88 internacionalizações pelos All Blacks e 11 jogos em campeonatos o mundo.

Ensaio masculino do Ano 

Duhan van der Merwe - Escócia–Inglaterra, a 4 de fevereiro, no Torneio das Seis Nações, resistindo a cinco tentativas de placagem.

Treinador do Ano 

Andy Farrell (Irlanda) - selecionador que levou a Irlanda ao topo do ranking mundial. 

Revelação masculina do Ano em 15 

Mark Tele'a (Nova Zelândia) – autor do primeiro ensaio do Mundial, frente à França, a 8 de setembro, no Stade de France, Paris.

Equipa do Mundial França-2023

Cyril Baille (França); Dan Sheehan (Irlanda); Tadgh Furlong (Irlanda); Eben Etzebeth (África do Sul); Scott Barret (Nova Zelândia); Caelan Doris (Irlanda); Ardie Savea (Nova Zelândia); Charles Ollivion (França); Antoine Dupont (França); Richie Mo’unga (Nova Zelândia); Gary Ringrose (Irlanda); Bundee Aki (Irlanda); Will Jordan (Nova Zelândia); Thomas Ramos (França) e Damian Penaud (França).