Alcaraz e Djokovic discursaram para a bancada: estava lá Nadal

Antigo tenista esteve nas bancadas a ver a final do Open da Austrália

Carlos Alcaraz (22 anos, 1º ATP) deixou palavras sinceras a Novak Djokovic (38 anos, 4.º ATP), após o ter derrotado na final do Open da Austrália com os parciais de 2-6, 6-2, 6-3, 7-5, tornando-se o jogador mais jovem da história a conquistar os 4 troféus de Grand Slam.

«UAU. Em primeiro lugar, quero falar sobre o Nole. Merece todas as ovações. Falaste sobre o que eu faço, mas o que tu fazes é incrível. És uma fonte de inspiração para todos os atletas do mundo. A forma como te dedicas diariamente, como jogas a um nível tão elevado, adoro ver-te jogar. Foi uma honra partilhar o campo contigo, muito obrigado por me teres inspirado», começou Carlos Alcaraz o seu discurso, em Melbourne, para o jogador de 38 anos, que vai ter de esperar mais um pouco para chegar aos inéditos 25 títulos de Grand Slam.

Galeria de imagens 34 Fotos

Alcaraz conquistou o primeiro título da carreira em Melbourne frente ao seu ídolo, Rafa Nadal. No final do encontro, agradeceu e declarou-se honrado por este ter assistido à final no local.

«Rafa, acho que é a primeira vez que me vês numa final como profissional. Sei que já me viste quando era júnior, aos 15 anos, mas agora é diferente. É uma honra jogar na tua frente. Para mim, foi uma honra treinar contigo e jogar contra ti, é um privilégio ver que acompanhas os meus jogos, obrigado por estares aqui», gracejou.

Djokovic também falou com Rafa

O tenista sérvio lutou até ao fim, mas acabou por perder contra o jovem espanhol em quatro sets. Sofreu assim a sua primeira derrota em finais em Melbourne sob o olhar do seu grande rival - Rafael Nadal, a quem também se dirigiu especialmente durante a cerimónia de entrega do troféu.

«Quero dirigir-me ao lendário Rafa, que está nas bancadas. Apenas algumas palavras… É muito estranho ver-te aí e não aqui [no court], mas... Só quero dizer que foi uma honra partilhar o court contigo, e também que assistas à final assim. É a primeira vez que acontece, é uma sensação um pouco estranha, mas obrigado por teres vindo. Até senti que joguei um contra dois», sorriu.

«Ninguém sabe o quão difícil foi chegar a este troféu. Só a minha equipa sabe. Tem sido uma montanha-russa emocional ultimamente. Tentámos não ouvir tudo o que as pessoas diziam. Em vez disso, trabalhámos diariamente, fizemos tudo corretamente graças a vocês. Obrigado a todos na minha equipa, este troféu também é vosso», disse ainda o espanhol.

7 troféus de Grand Slam
conquistou Carlos Alcaraz: duas vezes o US Open (2022, 2025), Wimbledon (2023, 2024) e Roland Garros (2024, 2025), mais uma vez o Australian Open (2026)