Rafael Leão ao lado de Rabiot e Modric
Rafael Leão ao lado de Rabiot e Modric - Foto: IMAGO

Afinal, Milan-Como não será disputado na Austrália: «Exigências inaceitáveis»

Serie A e Governo da Austrália Ocidental lançaram comunicado a explicar decisão

O duelo entre Milan, de Rafael Leão, e Como, da 24.ª jornada da Serie A, não será, afinal, disputado em Perth, na Austrália, a mais de 13 mil quilómetros de San Siro. Esta segunda-feira, em comunicado, Serie A e o Governo da Austrália Ocidental informaram que cancelaram a realização da partida em Perth por «mútuo acordo». 

A realização do jogo teve a aprovação dos 20 clubes da Serie A, da Federação Italiana de Futebol (FIGC) e da UEFA. Contudo, as condições impostas pela Confederação Asiática de Futebol (AFC) impediram que a ideia chegasse a bom porto. 

«As condições impostas pela Confederação Asiática de Futebol para a realização da partida não puderam ser implementadas sem riscos financeiros para o Governo da Austrália Ocidental e para a Série A, riscos esses que não puderam ser mitigados. O Governo e a Serie A esgotaram todas as opções viáveis para trazer o jogo histórico para a Austrália Ocidental», pode ler-se, na nota oficial. 

«É dececionante, mas é a decisão correta – não estávamos dispostos a expor a Austrália Ocidental a um nível de risco inaceitável. Este projeto levou 12 meses para ser concluído e fizemos tudo o que podíamos para finalizá-lo, mas a política do futebol, questões legais e a burocracia atrapalharam. Não havia um manuel para isso», reagiu Rita Saffioti, ministra do desporto da Austrália Ocidental.  

Ezio Simonelli, presidente da Serie A, deu conta de «exigências inaceitáveis» feitas pela AFC: ««Embora expressemos a nossa deceção com o resultado deste projeto, permanecemos firmemente convencidos de que esta conclusão representa uma oportunidade perdida para o crescimento do futebol italiano a nível internacional, que também priva muitos adeptos da Serie A no estrangeiro do sonho de assistir a uma partida da sua equipa favorita ao vivo.»