Adeptos rivais na Bundesliga unem-se contra os políticos e a polícia
Os adeptos de vários clubes da Bundesliga estão a organizar-se em sinal de resistência, acusando a Conferência de Ministros do Interior de, entre outras coisas, querer destruir a «cultura livre dos adeptos».
Os grupos organizados pretendem reforçar o seu protesto contra medidas de segurança mais rigorosas nos estádios e, desta vez, vão fazê-lo em silêncio.
«No fim de semana passado, estávamos no centro de Leipzig com bandeiras e cânticos; hoje, estaremos nas bancadas sem material de apoio e sem cânticos. Permaneceremos em silêncio durante os primeiros doze minutos de jogo!», anunciaram os Fanszenen Deutschland, uma união de grupos de adeptos alemães.
Über 5.000 #Fußball Fans, rund 50 Szenen darunter viele #Ultras demonstrierten friedlich in #Leipzig gemeinsamm gegen die geplanten #IMK und die pauschale Einstufung aller Fans als potenzielle Gewalttäter
— Fanatico Football (@fanatico_japan) November 16, 2025
Für Bürger/Fanrechte und unsere Fußballkultur#SGE #le1611 #DFB #Germany pic.twitter.com/D7FRDpBzU0
Em Leipzig, milhares de pessoas manifestaram-se sob o lema O futebol é seguro! Basta de populismo - Sim à cultura dos adeptos!.
O protesto foi dirigido contra os planos da Conferência de Ministros do Interior (IMK), que os adeptos temem que leve a uma repressão mais severa nas imediações dos estádios.
Segundo a polícia, estiveram presentes cerca de 8.000 adeptos de 38 clubes. Já a organização de apoio aos adeptos afirmou que o número ultrapassou os 20.000, representando mais de 50 clubes.
União de adeptos dirige-se aos clubes
Essa mesma união escreveu um comunicado em que se dirige a todos os clubes: «Só conseguiremos juntos! No último fim de semana, nós, adeptos, formámos uma unidade forte, superando rivalidades, cores e opiniões, e expressámos a nossa posição. Agora é a vossa vez!».
O apelo foi divulgado na sexta-feira por várias grupos de adeptos do Dortmund (Bündnis Südtribüne Dortmund), do Bayern (Südkurve München), do Estugarda (Commando Cannstatt), entre outros.
Federação e Liga estão do lado dos adeptos
Recentemente, políticos e forças policiais têm criticado a alegada falta de rigor na aplicação de interdições de acesso aos estádios.
Mas os adeptos receiam a implementação de bilhetes personalizados, interdições baseadas em meras suspeitas e a introdução de sistemas de reconhecimento facial com recurso a inteligência artificial e têm do seu lado o apoio da Federação Alemã de Futebol (DFB) e da Liga Alemã de Futebol (DFL).
A reunião dos ministros do Interior dos estados federados alemães terá lugar de 3 a 5 de dezembro, em Bremen.