Gattuso, selecionador de Itália
Gattuso, selecionador de Itália - Foto: IMAGO

A promessa de Gattuso caso a Itália não se apure para o Mundial

Italianos ocupam o segundo lugar no grupo I, com menos três pontos que a líder Noruega. Duelo entre Itália e Noruega na última jornada

Gennaro Gattuso teve uma entrada positiva na seleção de Itália e soma quatro vitórias em outras tantas jornadas na fase de qualificação para o Mundial 2026. A única derrota dos italianos no apuramento para o Campeonato do Mundo foi com a Noruega, por 0-3, que resultou na saída de Luciano Spalletti do comando. 

Na terça-feira, a Itália derrotou Israel, por 3-0, e garantiu pelo menos o play-off de acesso ao Mundial 2026. Caso não consiga a qualificação, Gattuso deixou uma promessa. 

«O futebol mudou, não podemos dar-nos ao luxo de subestimar ninguém. É preciso ser engenheiro nuclear para descobrir quem vamos defrontar. Fiquei com muito medo hoje [ontem], e se tivéssemos perdido ainda teríamos uma batalha pela frente. Não podemos subestimar ninguém, especialmente nos últimos anos. Temos que colocar os nossos capacetes e fazer as coisas bem», disse, na conferência de imprensa depois da partida. 

«Vou receber crédito se conseguir atingir o meu objetivo, que é ir ao Mundial. Se não conseguir, vou viver para bem longe de Itália. Eu disse na antevisão que é um sonho estar aqui e é verdade. Havia pessoas com mais experiência do que eu, por isso aceitei este convite com grande responsabilidade. Não pensei que levaria a equipa a chegar aos 16 golos, mas o mérito é deles», acrescentou. 

A Itália soma 15 pontos, menos três que a líder Noruega, sendo que as duas seleções se defrontam na última jornada.