Ceferin tem plano para mudar qualificações para Mundial e Euro
O presidente do organismo, Aleksander Ceferin, está a considerar mudanças para tornar os jogos que decidem as seleções qualificadas para os torneios finais mais interessantes, cujo objetivo seria proporcionar mais duelos entre as grandes potências do futebol.
Segundo o L'Équipe, o organismo de Nyon tem discutido esta questão há algum tempo e considera um modelo semelhante ao da UEFA Champions League, com uma única série de 54 equipas, também com o calendário inspirado no modelo suíço dos torneios de xadrez.
Tabela de classificação única como na 'Champions'
Cada equipa jogaria 10 jogos – cinco em casa e cinco fora – contra adversários que seriam dividos por cinco potes e haveria uma table de classificação única.
No caso da qualificação para o Mundial, as primeiras 12 equipas qualificariam-se diretamente, e as equipas classificadas entre o 13.º e o 20.º lugar iriam para os play-offs, para determinar as restantes 4 vagas.
O modelo para o Euro seria semelhante, mas adaptado à dimensão da prova.
Recorde-se que, desde 2016, os Europeus têm 24 equipas, logo o número de equipas qualificadas diretamente seria superior.