A Itália venceu por 3-0 e garantiu que estará, pelo menos, no 'play-off'. Israel está fora do Mundial
A Itália venceu por 3-0 e garantiu que estará, pelo menos, no 'play-off'. Israel está fora do Mundial - Foto: IMAGO

Israel perde em Itália e está fora do Mundial 2026

Italianos venceram por 3-0 e garantiram, pelo menos, a presença no 'play-off' de apuramento

Israel não vai participar no Mundial 2026. A seleção israelita perdeu esta terça-feira em Itália por 0-3 e deixou de ter qualquer hipótese matemática de chegar ao Campeonato do Mundo do próximo verão.

A squadra azzurra recebeu os israelitas em Udine, no Estádio Friuli, que, apesar de ter capacidade para 25 mil espectadores, só contou com 8 mil nas bancadas. Isto porque o jogo foi considerado de risco máximo. Atiradores furtivos nos telhados, estabelecimentos comerciais fechados e reforço policial musculado, muito devido à manifestação convocada para a tarde e a noite desta terça-feira, que juntou milhares de pessoas nas ruas.

Galeria de imagens 14 Fotos

Dentro do terreno de jogo, a Itália, sem ser avassaladora, foi a justa vencedora. Depois de tentar, uma e outra vez, chegar à baliza de Glazer no primeiro tempo, foi mesmo em cima do intervalo que a seleção italiana chegou à vantagem. Baltaxa derrubou Retegui, o avançado cobrou a grande penalidade e bateu o guarda-redes adversário.

Retegui foi, de resto, a grande figura da partida. Aos 74', o avançado do Al-Qadisiyah recebeu na esquerda, cortou para o meio e, com um grande remate em arco, fez o segundo do encontro e da conta pessoal. As esperanças israelitas iam caindo e, já na compensação, Mancini cabeceou a cruzamento de Dimarco para fazer o 3-0 final.

Este resultado deixa Israel a seis pontos do segundo lugar, de Itália, numa altura em que só lhe falta um jogo para disputar. Significa isto que os israelitas estão matematicamente fora do Mundial 2026. A Itália, por seu turno, garantiu, pelo menos, o segundo lugar, ou seja, vai, pelo menos, ao play-off de apuramento. A equipa de Gattuso ainda tem dois jogos por jogar, os mesmos que a líder Noruega, que tem mais três pontos.