'Pole position' para Marc Márquez, Miguel Oliveira parte da 13.ª posição
Marc Márquez conquistou a sua sétima pole position da temporada de MotoGP, triunfando na qualificação à chuva, que antecede a corrida sprint e o Grande Prémio da Alemanha. Miguel Oliveira partirá da 13.ª posição.
No seu circuito favorito do calendário, o piloto da Ducati escapou a uma queda aparatosa na curva 11, garantindo o primeiro lugar na grelha de partida. A pole position foi assegurada com uma volta de 1:27.811, alcançada no final da qualificação, durante a qual a intensidade da chuva variou constantemente.
A fierce battle for pole position in the rain ended with @marcmarquez93 ahead of @JohannZarco1 and Marco Bezzecchi 👏#GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/eZEXa3v9mn
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) July 12, 2025
Com este tempo, Márquez superou Johann Zarco, vindo da Q1, por 0.151 segundos. Marco Bezzecchi ficou em terceiro, 0.421 segundos atrás de Márquez. Franco Morbidelli registava um tempo recorde no final do segundo setor na sua volta final, mas caiu na curva 8, terminando em quarto, à frente de Pedro Acosta e de Alex Márquez.
Fabio Quartararo, Fabio Di Giannantonio e Jack Miller formarão a terceira linha, enquanto Brad Binder, Francesco Bagnaia e Maverick Viñales ocuparão a quarta. Viñales não registou tempo nos 15 minutos finais da qualificação, após uma queda aparatosa na sua primeira volta de lançamento. O piloto não regressou à pista e, no final da sessão, foi anunciado que se dirigiu para o centro médico.
No final da Q1, Zarco liderou a tabela de tempos com 1:27.827, superando Viñales, que ficou em segundo, por 0.222 segundos. Os dois pilotos adotaram estratégias diferentes: Zarco completou toda a sessão com o mesmo conjunto de pneus, sem entrar nas boxes, enquanto Viñales trocou o pneu traseiro a meio da sessão.
Miguel Oliveira também trocou de pneus, optando pelo composto médio-duro traseiro, o mesmo utilizado por Zarco. A escolha deste pneu, ligeiramente mais duro, poderá ter impedido o piloto português da Pramac Yamaha de superar Viñales, terminando em terceiro, a 0.245 segundos do espanhol na luta pela última vaga na Q2.
Assim, Oliveira terá de partir da 13.ª posição, com Fermín Aldeguer e Luca Marini ao seu lado na quinta linha. Atrás deles, Raúl Fernández, Joan Mir e Alex Rins, enquanto Ai Ogura e Lorenzo Savadori ocuparão a sétima linha.
Enea Bastianini e Somkiat Chantra estão ausentes do Grande Prémio da Alemanha devido a problemas de saúde e não foram substituídos pelas suas equipas.
O fim de semana do Grande Prémio da Alemanha, 11.ª ronda da temporada de 2025 de MotoGP, prossegue às 14 horas, com a corrida sprint em Sachsenring, com uma duração de 15 voltas. A corrida está marcada para domingo, às 14 horas.