O que muda (e muda muito) do GP Bahrain para Jeddah, na Arábia Saudita

FÓRMULA 115.04.202513:43

Corrida do próximo fim de semana não poderia ser mais diferente da do último

Atualmente, a Fórmula 1 tem quatro corridas no Médio Oriente, agrupadas em dois pares. No início da temporada, realizam-se as do Bahrain e da Arábia Saudita, e no final, as do Qatar e Abu Dhabi.

No domingo passado, teve lugar a corrida no circuito de Sakhir, no Bahrain, e neste fim de semana corre-se o Grande Prémio da Arábia Saudita, em Jeddah. Os dois circuitos, porém, não poderiam ser mais diferentes.

A pista do Bahrain é conhecida por ter o asfalto mais abrasivo de todo o calendário da Fórmula 1, o que leva a um grande desgaste dos pneus, especialmente os traseiros, muito extremamente solicitados nas várias acelerações a baixa velocidade. Já em Jeddah, o asfalto é um dos mais lisos do Mundial, permitindo aos pilotos acelerar sem desgastar significativamente os pneus.

Além disso, junto à costa do Mar Vermelho, existem apenas duas travagens mais fortes, para a primeira e última curva, o que significa que há menos acelerações e as ultrapassagens tornam-se mais difíceis. O circuito de Jeddah é o que tem mais curvas no Campeonato, 27, mas a maioria são de média e alta velocidade. Algumas são, na verdade, ligeiras mudanças de direção em seções que poderiam ser consideradas retas e são feitas a fundo, sem qualquer carga significativa sobre os pneus.

No domingo, haverá uma corrida com desgaste de pneus quase nulo, apesar de a Pirelli ter alterado a seleção para o Grande Prémio da Arábia Saudita deste ano. Nos últimos anos, em Jeddah, utilizaram-se os pneus C2, C3 e C4, mas este ano a escolha é um composto mais macio: C3, C4 e C5.

A Pirelli espera, com esta alteração, evitar a situação que observámos nos últimos três anos. Nos três casos, houve um safety car relativamente cedo, o que levou a paragens em massa nas boxes e à mudança para os pneus duros, que chegavam ao final sem apresentar sinais de degradação. Agora, porém, isso será mais difícil de alcançar, porque os pneus serão mais macios.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer