É oficial: Lewis Hamilton na Ferrari em 2025
Lewis Hamilton deixa Mercedes pela Ferrari com surpresa!

É oficial: Lewis Hamilton na Ferrari em 2025

FÓRMULA 101.02.202419:17

Lewis Hamilton vai deixar a Mercedes pela Ferrari no final do próximo ano, após 12 temporadas e (até agora) seis títulos mundiais de pilotos conquistados com o construtor alemão da marca da estrela, de sete que o britânico ostenta no currículo

Lewis Hamilton vai deixar a Mercedes pela Ferrari em 2025, substituindo o espanhol Carlos Sainz. A notícia caiu como uma bomba esta quinta-feira no mundo da Fórmula 1 e no desporto em geral, e desde logo pelo estrondo pode ser considerado uma das transferências mais mediáticas em 73 anos de história da disciplina máxima do automobilismo.     

O acordo entre o piloto britânico e o construtor italiano está concluído e foi anunciado pela Scuderia nas redes sociais alguns minutos depois de a Mercedes oficializar, às 19 horas portuguesas em ponto, a saída do heptacampeão mundial no final de 2024. 

Num breve comunicado, o construtor de Maranello confirmava a contratação. «A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipa em 2025, com um contrato plurianual» 

Pouco antes, através dos mesmos meios e igual modo sucinto, a Mercedes também tornava pública a notícia do ano. «A Mercedes-AMG Petronas F1 e Lewis Hamilton irão separar-se no final da temporada de 2024. Lewis ativou uma [cláusula] de opção de rescisão no contrato anunciado no ano passado».

Hamilton terá informado o diretor geral da Mercedes F1, Toto Wolff, sobre a decisão de sair da equipa do emblema da estrela no final da próxima temporada, apenas na última quarta-feira, e apanhado de surpresa o austríaco, que esta quinta-feira se reuniu de urgência com os seus subordinados diretos nas instalações da equipa em Brackley, Inglaterra, para comunicar-lhes a situação.

Hamilton terá informado o diretor geral da Mercedes F1, Toto Wolff, sobre a decisão de sair da equipa do emblema da estrela no final da próxima temporada, apenas na última quarta-feira, e com isso apanhado de surpresa o austríaco, que esta quinta-feira se reuniu de emergência com outros elementos da cúpula diretiva nas instalações da equipa em Brackley, Inglaterra, para comunicar-lhes a situação.

Em 2023, Hamilton assinou - ou terá apenas acordado - com a Mercedes um prolongamento do vínculo até 2025, mas agora sabe-se que o contrato incluía cláusula de opção por rescisão que libertaria o piloto após 2024, isentando-o de contrapartidas.

Desde há muito que o interesse da Ferrari no piloto britânico era conhecido e o seu nome foi associado à Scuderia em diversas ocasiões nos últimos anos. Todavia, nada mais terá havido do que especulação sempre que se tornava público que o heptacampeão mundial estaria em negociações com a Mercedes para extensão contratual, e de um suposto jantar entre o Hamilton e o presidente do fabricante de Maranello, John Elkann.

E se alguma proposta, ainda que informal, o heptacampeão mundial terá recebido, rejeitou-a, considerando que a Mercedes lhe oferecia melhores condições para o sucesso desportivo. Mas Lewis mudou de ideias.

Em atualização...

Uma carreira de sucesso

Lewis Hamilton estreou-se na Fórmula 1 em 2007, na McLaren, no Grande Prémio da Austrália, e logo à sexta corrida, no Canadá, alcançou a primeira vitória.

O britânico também não demorou a conquistar o primeiro título mundial de pilotos, no ano seguinte, o primeiro de sete cetros, os seis restantes ao serviço da Mercedes, equipa para a qual se transferiu em 2013. No construtor alemão, Hamilton voltou a vencer o Mundial de Pilotos em 2014 e 15 e entre 2017 e 2020 (seis).

Em 17 temporada na categoria máxima do desporto automóvel, Lewis Hamilton, de 39 anos, disputou 332 Grandes Prémios, dos quais venceu 103, subiu 197 vezes ao pódio e arrancou 104 pole positions e tem 65 voltas mais rápidas em corridas.

Uma carreira riquíssima, que já não tem acrescento vitorioso desde o GP da Arábia Saudita de 2021, o último da temporada, a 5 de dezembro.

Palmarés Hamilton na Mercedes vs. Total da carreira

Na Mercedes Total na carreira
222 corridas 332 corridas
82 vitórias 103 vitórias
148 pódios 197 pódios
78 poles 104 poles
4182 voltas lideradas 5458 voltas lideradas
3487 pontos 4400 pontos