Dakar 2024: João Ferreira lidera após primeira metade da etapa-maratona

Dakar 2024: João Ferreira lidera após primeira metade da etapa-maratona

AUTOMOBILISMO11.01.202418:24

Português da classe SSV, que já venceu a quarta etapa da competição, foi o mais rápido nos primeiros 295 quilómetros da tirada de 48 horas, esta quinta-feira

João Ferreira lidera a sexta etapa do Dakar na classe SSV (veículos ligeiros) após a conclusão da primeira metade da tirada-maratona de 48 horas, percorridos 295 quilómetros de um total de 549 km cronometrados.

O piloto português do Cam-Am da South Racing, que venceu a quarta etapa, tem uma vantagem de 2.40 minutos sobre os Polaris de Florent Vayssade e de Xavier de Soultrait., enquanto Jérôme de Sadeleer, que liderava a classificação geral dos SSV à partida para a etapa, perde quase nove minutos para João Ferreira, que partiu na sétima posição, com uma desvantagem de 30 minutos.

Nos carros, o espanhol Carlos Sainz (Audi) foi o mais rápido até ao ponto intermédio desta extensa etapa e ascendeu à liderança provisória da classificação geral, superando o saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota Overdrive Racing).

A primeira metade desta inédita etapa maratona de 48 horas não correu bem para o companheiro de Carlos Sainz na Audi, o 14 vezes vencedor do Dakar, Stéphane Peterhansel. O francês teve graves problemas mecânicos no Audi RS Q e-tron aos 225 km e está fora da corrida pela vitória este ano.

«Com os danos perdi a direção hidráulica e não sei como vamos conseguir sobreviver», desabafou Stéphane Peterhansel.

Nas motos, o português António Maio foi um dos 12 pilotos apenas a passarem no ponto E e foram mandados parar no ponto de descanso, após 513 km, onde está instalado o acampamento de pernoita. Adrien Van Beveren foi o mais rápido, com uma vantagem de 1.21 minutos sobre Ricky Brabec e 1.49 sobre Toby Price. Com o segundo melhor tempo, Brabec destronou Ross Branch do topo da classificação geral.

António Maio é 12.º classificado, Mário Patrão 32º, Bruno Santos 51.º e Rui Gonçalves voltou a atrasar-se.