)
Taça de Portugal: Leoas contra conquistadoras na final
Sporting e Vitória de Guimarães qualificaram-se para a final da Taça de Portugal de voleibol feminino, ao vencerem os duelos com Vilacondense e Clube Kairós, respetivamente, na jornada inaugural da final four, em Matosinhos, esta sexta-feira.
As leoas confirmaram o favoritismo e impuseram-se pela vantagem máxima (3-0), com parciais que expressam a superioridade da equipa lisboeta. Eficazes no serviço, fortes ofensivamente e defensivamente, as sportinguistas dominaram o primeiro set por 25-17, resultado que replicaram no segundo. Com Leslie Tagle em destaque, autora de 12 pontos, a formação verde e branca confirmou o triunfo e o apuramento para a final com um terceiro parcial ainda mais desequilibrado (25-16).
No primeiro jogo da final four, o Vitória de Guimarães cedeu apenas um set (o terceiro) ao Clube Kairós (Clube K), avançando para a final com um esclarecedor 3-1.
As vimaranenses adiantaram-se no marcador após uma partida equilibrada (25-22), mas acentuaram a vantagem no 2.º set (25-16), deixando antever que resolveriam a contenda no 3.º.
No entanto, as açorianas reagiram e reduziram para 1-2 (20-25), adiando a decisão, que surgiria logo a seguir, no terceiro parcial, o mais disputado do encontro (25-23).
Pelas minhotas, Karina Leber, com 20 pontos, e Shirel Ganah (18) e Thaynara Nunes (19), para as insulares, foram as melhores pontuadoras.
Diogo Boto, treinador do Vitória: «Temos um conjunto de atletas habituadas a passar por estes momentos, por finais fours ou playoffs e isso aqui foi muito importante na entrada do jogo».
João Carronha, treinador do Clube K: «Faltou-nos sobretudo estar mais vezes nestes palcos e ganhar a maturidade necessária para este tipo de jogos».
As meias-finais da Taça de Portugal masculina disputam-se hoje, antes da final feminina, com os jogos Castêlo da Maia-Leixões, e Ala N'Álvares-Benfica.