Sporting resiste a sete(!) 'match points' para vencer Castêlo da Maia
Equipa de voleibol masculino do Sporting 2024/25. Foto CEV

Sporting resiste a sete(!) 'match points' para vencer Castêlo da Maia

VOLEIBOL15.02.202519:37

Leões salvaram seis pontos de jogo no terceiro set, quando perdiam por 2-0, e mais um no quinto, para vencer por 2-3 na Maia

O Sporting venceu o Castêlo da Maia, por 2-3, em jogo da 20.ª jornada da Liga, resistindo a sete pontos de jogo (match points) para somar o 18.º triunfo na competição e não perder pontos na luta com o Benfica pela liderança.  

A jogarem em casa, os maiatos, quartos classificados na prova, impuseram-se nos dois primeiros sets, ambos por 25-22, e tiveram a possibilidade de garantir o triunfo no jogo na terceira partida, dispondo (nada menos...) do que seis match points, mas o Sporting acabou por superiorizar-se por 29-31. 

Os leões ganharam, depois, o quarto set (20-25) e adiaram a decisão sobre o vencedor do encontro para a quinta partida, que voltou a ser extremamente equilibrada e com final dramático. 

Os anfitriões voltaram a dispor de um match point, mas voltaram a não conseguir fechar o duelo, e ao primeiro ponto de jogo a favor dos sportinguistas, os visitantes não falharam e conquistaram a vitória (14-16).    

Na ausência de Edson Valência, o melhor pontuador do Sporting foi, de longe, Breno Nascimento, com 26 pontos, Vinicius Silveira, com 14. No Castêlo da Maia, destacou-se nas ações atacantes eficazes André Marques, marcador de 24 pontos.    

No final do jogo, o treinador leonino, João Coelho, referiu-se à gestão do plantel. «Os jogadores deram tudo aquilo que tinham e conseguimos uma vitória difícil, mas meritória, numa deslocação tradicionalmente muito dura. Foi um jogo onde a gestão do plantel foi obrigatória após uma semana duríssima - e muito injusta - para quem chega tão longe na representação do voleibol português na Europa». De resto, os leões voltam a jogar, hoje (18h00), nos quartos de final da Taça de Portugal, em Matosinhos, frente ao Leixões.