Sabalenka bate Zheng e revalida título no Open da Austrália
Sabalenka conquista o segundo Grand Slam da carreira, no Open de Austrália 2024 (Fonte: página X/Australian Open)

Sabalenka bate Zheng e revalida título no Open da Austrália

TÉNIS27.01.202410:06

Bielorrussa vence o segundo Grand Slam da carreira; jogo muito sólido e agressivo da número dois mundial mostrou ser demasiado pontente para a tenista asiática, que mostrou algumas dificuldades em responder ao serviço

Aryna Sabalenka (2.ª ranking WTA) confirmou o favoritismo e bateu Qinwen Zheng (15.ª) em dois sets (6-3 e 6-2) para vencer o Open da Austrália de 2024.

Esperava-se um jogo com pontos curtos e o primeiro parcial mostrou isso mesmo. Dos 51 pontos jogados, 31 foram disputados com menos de quatro pancadas e apenas um teve uma troca de bolas superior a nove. Do primeiro ponto até ao último, a tenista bielorrussa mostrou-se superior à asiática, conseguindo impor o seu estilo de jogo agressivo e, assim, no jogo de serviço inicial da chinesa, fez um break madrugador para se colocar imediatamente na liderança do encontro. Até ao 5-2 a detentora do título não tremeu, mas na hora de fechar o set ainda deu oportunidade a Zheng para recuperar a quebra de serviço, no entanto, manteve a calma e fez o 6-3.

A número dois mundial estava assim mais perto de garantir o segundo troféu de Grand Slam - e a revalidação do título do Open da Austrália -, mas quem sentiu a pressão foi a 15.ª jogadora da hierarquia feminina, que voltou a ceder jogo de serviço logo na abertura do segundo set. Sem conseguir encontrar regularmente o primeiro saque - colocou apenas 53% em jogo -, viu a adversária castigar o seu segundo serviço. A vantagem aumentou para 5-1, mas Zheng ainda forçou Sabalenka a servir para o triunfo. No 5-2, a eventual vencedora da prova por pouco não desperdiçou vantagem de 40-0, no entanto só ao quinto championship point é que selou a vitória na Rod Laver Arena.

A bielorrussa de 25 anos vence assim o seu segundo major da carreira e revalida o título conquistado na edição de 2023. Com este resultado, torna-se ainda na quinta jogadora desde 2000 a terminar o evento sem ceder qualquer set. Só Ashleigh Barty (2022), Serena Williams (2017), Maria Sharapova (2008) e Lindsay Davenport (2000) é que tinham registado a mesma proeza.

SABALENKA VENCE O ENCONTRO POR 6-3 E 6-2 E REVALIDA O TÍTULO DO OPEN DA AUSTRÁLIA

Agressividade do jogo da bielorrussa mostrou ser demasiado fort para Qinwen Zheng aguentar

5-2, 40-40 #2 Quarto match point anulado por parte de Zheng, incrível! Depois de fazer um ás, a bielorrussa volta a errar para devolver o encontro às vantagens.

VAMOS A VANTAGENS! 5-2, 40-40 Zheng reage e volta a surpreender Sabalenka com winner de ammorti para se manter viva na discussão da final!

5-2, 40-30! Estão anulados os dois primeiros pontos de encontro. Sabalenka tentou fechar o encontro com bola nas linhas, mas o risco resultou em dois erros não forçados.

5-2, 40-0 Tenista chinesa arrisca mais na resposta, mas continua a ter dificulades em responder ao serviço de Sabalenka. Bielorrussa consegue chegar ao match point e tem três chances para vencer o torneio.

5-2! Zheng melhora no departamento do serviço, mas Sabalenka conserva energia para o próximo jogo, que pode dar a vitória no torneio.

5-1 Sabalenka! Excelente recuperação da bielorrussa, que bem pode agradecer ao seu primeiro serviço para dar a volta a este atribulado jogo de serviço. a número dois mundial venceu os quatro pontos seguidos e todos terminaram apenas com uma pancada.

4-1, 0-30! Dois erros não forçados no arranque deste importante jogo de serviço de Sabalenka e assim coloca-se em posição para dar a Zheng oportunidade de recuperar no encontro.

SABALENKA MAIS PERTO DO TÍTULO, 4-1! A jogadora asiática comete a sexta dupla falta do duelo para dar ponto de break à bielorrusa, que conseguiu fazer a segunda quebra de serviço com um ammorti.

3-1, 40-40 Sabalenka está a ler bem o serviço de Zheng e está a conseguir controlar os pontos mesmo no primeiro saque da asiática. Mais um erro não forçado da chinesa.

3-1, 30-30 Bielorrussa tenta castigar o segundo serviço de Zheng ao subir à rede, mas a chinesa responde com bola muito baixa para vencer o ponto.

3-1, 15-30. Dupla falta da tenista chinesa e Sabalenka volta a 'espreitar' o break.

3-1, Sabalenka. N.º2 mundial surpreende a chinesa com serviço ao corpo e, desta forma, força mais um erro da mesma.

2-2, 30-30 Grande serviço de Sabalenka, que termina o ponto com smash para anular uma desvantagem de 15-30.

2-1, 15-15. Tenista asiática consegue fazer winner de esquerda paralela ao serviço de Sabalenka.

2-1, Qinwen Zheng responde bem sob pressão, primeiro com winner de direita e depois a forçar o erro de Sabalenka com primeiro serviço.

2-0, 40-40. A bielorrussa volta a castigar o serviço de Zheng. A 40-15 responde ao primeiro serviço da asiática com winner de direita e no ponto seguinte volta a controlar o ponto a partir de resposta ao saque da chinesa.

Sabalenka confirma o break, 2-0! Tudo parece correr bem à campeã em título, que vê a tenista asiática a cometer dois erros não forçados e, assim, está em boa posição para vencer o seu segundo troféu de Grand Slam. Vamos ver como reage Zheng.

1-0, 30-30 Jogo de serviço empatado, Zheng espreita uma abertura no saque de Sabalenka para voltar à discussão da final.

1-0, Sabalenka! Jogo desastroso de Qinwen Zheng que perde o seu serviço ao assinar três (!) duplas faltas. Bielorrussa vai servir para confirmar o break.

SABALENKA VENCE O PRIMEIRO SET 6-3!

Bielorrussa consegue colocar o primeiro serviço em jogo e força o erro de Qinwen Zheng para se colocar na frente do marcador, na final do Open da Austrália. Até agora o duelo fica marcado pela agressividade do jogo das jogadoras, com ambas a terem o serviço como principal arma, no entanto, este tipo de jogo favorece a número dois mundial e assim fica a um set de conquistar o seu segundo Grand Slam. Dos 51 pontos jogados, 31 tiveram quatro pancadas ou menos e só um foi além das nove pancadas.

5-3, 40-30. Está anulado o quarto set point com grande resposta ao segundo serviço de Sabalenka. A bielorrussa apenas conseguiu vencer 55% dos pontos no segundo saque.

5-3, 40-15 Sabalenka. Qinwen Zheng conseguiu afastar a bielorrussa para o fundo do court mas entrega mais dois set points com erro não forçado de esquerda cruzada

5-3, Zheng força o erro de Sabalenka com primeiro serviço e obriga a bielorrussa a fechar o parcial no seu jogo de saque.

5-2, 40-40 #2 Primeira dupla falta do duelo para Zheng.

5-2, 40-40 INCRÍVEL! A tenista chinesa mostrou-se muito fria sob pressão e anula os três set points, com dois ases e uma combinação serviço e direita.

5-2, 0-40 Erro não forçado de Zheng dá três set points a Sabalenka.

5-2, 0-30 Qinwen Zheng não está a conseguir lidar com a agressividade das pancadas da bielorrussa, que consegue forçar dois erros consecutivos da asiática.

5-2 para Sabalenka! Mais um bom jogo de serviço para a bielorrussa, que reagiu à resposta de Zheng para fazer o 15-15 no segundo serviço da n.º2 mundial. Mas nada que incomodasse a detentora do título que voltou a dominar o jogo com profundas pancadas de direita. Zheng serve para não perder o primeiro set.

4-2 para Sabalenka. Qinwen Zheng não se deixa afetar e venceu os três pontos seguintes.

4-1, 15-15. Sabalenka castiga o segundo serviço de Zheng, respondendo com winner.

4-1, Sabalenka. Mais um jogo em branco, desta vez para o lado da detentora do título. Para já o encontro está num ritmo muito elevado, em grande parte devido à agressividade do jogo de ambas as jogadoras, que procuram terminar rapidamente os pontos.

3-1, Sabalenka. Zheng entra no marcador e de que maneira! A tenista asiática mostra o poderio do seu serviço ao assinar quatro potentes primeiros serviços sem qualquer chance de resposta para Sabalenka. Jogo em branco para a chinesa.

3-0, Sabalenka! Número dois do ranking mundial respira de alívio e confirma a quebra de serviço do jogo anterior. Zheng teve as suas oportunidades, mas foi forçada ao erro pela bielorrussa. 

2-0, 40-40 e vamos às primeiras vantagens da final! Sabalenka reage ainda melhor à pressão. Sem encontrar primeiros serviços, a bielorrussa não se intimidou e manteve a agressividade nas suas pancadas para anular os três break points de Zheng.

2-0, 0-40. Qinwen Zheng reage bem à desvantagem e coloca pressão em Sabalenka. A bielorrussa fez uma tímida aproximação à rede e acabou castigada com passing shot cruzado da chinesa. De seguida faz dois erros não forçados com a direita e cede os três break points a Zheng.

Está feito o primeiro break da final e 2-0 para Sabalenka ! A 15-40, a número dois mundial atacou o segundo serviço de Zheng e forçou o erro da adversária para se colocar em vantagem na final do Open de Austrália.

1-0, 15-30 Sabalenka. Bielorrussa começa muito bem na resposta. A tenista chinesa colocou três primeiros serviços em jogo, mas Sabalenka causou dificuldades na resposta e coloca-se em posição para quebrar a asiática.

1-0 Sabalenka. Detentora do título começa o duelo com jogo de serviço em branco, ao colocar três dos quatro primeiros serviços que fez em campo, incluíndo um ás.

COMEÇA O ENCONTRO!

Sabalenka começa a servir.

8.39 H - Aryna Sabalenka e Qinwen Zheng jão foram apresentadas e preparam o aquecimento para a primeira final de um Grand Slam de 2024.

8.36 H - Encontro está atrasado, jogadoras ainda não entraram em campo.

Entretanto, o trófeu do torneio feminino já foi transportado para a Rod Laver Arena e é possível ver o grande ambiente no maior estádio de Melbourne Park!

Bom dia, dentro de momentos Aryna Sabalenka (2.ª ranking WTA) e Qinwen Zheng (15.ª) jogam a final do torneio feminino do Open da Austrália. 

A bielorrussa parte como a grande favorita a vencer prova e caso vença o segundo título de Grand Slam, revalida o título conquistado em 2023. A tenista mais bem classificada tem feito um percurso imaculado nesta edição e ainda não cedeu qualquer set e se ganhar a final sem perder qualquer set, pode-se tornar na quinta jogadora desde 2000 a vencer o torneio dos antípodas desta forma. 

PERCURSO DE SABALENKA ATÉ À FINAL

1.ª ronda – 6/0 e 6/1 contra Ella Seidel (173.ª ranking WTA)
2.ª ronda – 6/3 e 6/2 contra Brenda Fruhvirtova (107.ª)
3.ª ronda – 6/0 e 6/0 contra Lesia Tsurenko (33.ª)
4.ª ronda – 6/3 e 6/2 contra Amanda Anisimova (442.ª)
Quartos de final – 6/2 e 6/3 contra Barbora Krejcikova (11.ª)
Semifinal – 7/6 [7-2] e 6/4 contra Coco Gauff (4.ª)

Qinwen Zheng é estreante nesta fase tardia do evento – nunca tinha ultrapassado os quartos de final de qualquer major -, aproveitando da melhor forma o deslize das cabeças de série do quadro em que está inserida. Recorde-se que Iga Swiatek (1), Elena Rybakina (3) e Jessica Pegula (5) caíram todas antes da quarta ronda, mas nada que retire o mérito à asiática, que fez o que lhe competia e venceu todas as adversárias neste torneio.

PERCURSO DE QINWEN ZHENG ATÉ À FINAL

1.ª ronda – 3/6, 6/2 e 6/3 frente a Ashlyn Krueger (76.ª)
2.ª ronda – 6/3 e 6/3 frente a Katie Boulter (54.ª)
3.ª ronda – 6/4, 2/6 e 7/6 [10-8] frente a Yafan Wang (94.ª)
4.ª ronda – 6/0 e 6/3 frente a Oceane Odin (95.ª)
Quartos de final – 6/7 [7-4], 6/3 e 6/1 frente a Anna Kalinskaya (75.º)
Semifinal – 6/4 e 6/4 frente a Dayana Yastremska (93.ª)

Sabalenka lidera o confronto direto entre as duas 1-0, ganhou o encontro dos quartos de final do US Open 2023 2-0, com parciais de 6/1 e 6/4.