Dérbi como este não há
No próximo sábado vamos ter um Vitória SC - SC Braga, porque o futebol tem este pormenor muito engraçado de nem sempre deixar que o mais esperado aconteça. E o mais esperado seria - por tudo, desde o formato desta prova até ao estatuto das equipas na final four - um duelo entre Sporting e Benfica, pois claro. Estádio cheio em Leiria, rivais em campo, um dérbi extra no calendário, audiências ao rubro, não podia desejar-se melhor...
Mas Ndoye foi herói na compensação e Zalazar e companhia fizeram cair os encarnados da cadeira. Sportinguistas e benfiquistas não terão gostado, mas é a Taça da Liga e por isso hoje já é dia de pensar em assuntos mais importantes (ainda que alguns deles estejam a vários pontos de distância). Quem tem mais que fazer, no imediato, são vimaranenses e arsenalistas, porque há um troféu para ganhar no meio de uma época com algumas desilusões (ou expectativas demasiado altas?).
A distância do Minho a Leiria encurtará para os mais fiéis, é que rivalidade como esta há poucas ou até nenhuma e só a clubite de um país dedicado a três grandes poderá retirar atenção a este dérbi. Sim, não é de Lisboa mas é um dérbi, há mais país e mais futebol além disso.
Quanto aos três grandes (um deles já tinha abandonado mais cedo e não pareceu muito incomodado), por quem se muda formatos de provas até que se encontrem uns com os outros mais, e mais, e mais, que descansem agora um pouco. Ainda há muita época pela frente, há um clássico para a Taça de Portugal já no dia 14 e vêm aí as competições europeias que tanto dinheiro valem, isto para além de 17 jornadas até ao título. Aproveitem o sábado à noite para ver o dérbi minhoto na final da Taça da Liga, mal não lhes fará.
Francesco Farioli está nas nuvens, com as vantagens de 7 e 10 pontos para os rivais na Liga, mas agora falta a parte mais difícil. Rui Borges já não pode ver mais lesões à frente, pior do que isso só ver o fantasma de Ruben Amorim. E José Mourinho, que à hora a que escrevo pelo menos não reivindicou mais uma vitória sobre o SC Braga, não é treinador de ver fantasmas, mas ouviu assobios. Acontece a todos, não é drama nenhum. Drama será para qual ou quais destes três não ganhar nada, mas ainda há tempo.
Desculpem, entretanto distraí-me e ia acabando a dar uma opinião sobre os três grandes, como quase sempre. Hoje não, hoje é dia de Vitória SC e SC Braga. Parabéns aos minhotos e que sábado seja um belo dia de festa, com estádio cheio, rivais em campo e um belo dérbi extra!