9 março 2025, 08:25
Djokovic 'cai' na estreia em Indian Wells
Neerlandês Botic van de Zandschulp bateu o sérvio, que somou terceira derrota seguida
O número 11 do 'ranking' ATP foi o mais votado pelos adversários do Masters 1000 de Indian Wells, instalado no Vale Coachella, uma zona árida do deserto do Colorado
Alguns dos participantes no Masters 1000 de Indian Wells, para muitos o torneio de ténis mais relevante depois dos quatro Grand Slams, foram convidados a dizer com quem fariam uma viagem no deserto.
E, quando se trata de sobrevivência, as estrelas da WTA e ATP escolheram Tommy Paul, com três votos, e Novak Djokovic, com dois, para acompanhá-las numa viagem ao deserto.
«Presa no deserto com o Tommy», não hesita Emma Navarro (23 anos, número 8 do ranking WTA), referindo-se ao compatriota Tommy Paul (27 anos, 11.º classificado no ranking ATP). «Ele é um verdadeiro homem da natureza. Provavelmente conseguiria arranjar-nos comida e construir um abrigo», acredita a tenista.
Paul também é a escolha de Taylor Fritz, de 27 anos e número 4 do mundo. «Sinto que vou escolher o Tommy para qualquer coisa ao ar livre. Ele pode ser uma mais-valia para a nossa sobrevivência», disse divertido sobre o rival, com quem disputou duas finais de Grand Slam de juniores em 2015.
Os votos em Tommy Paul subiram para três depois de Ben Shelton, que ocupa o 12.º lugar no ATP, também ter seguido a mesma preferência. «Provavelmente, a minha escolha seria o Tommy Paul. Ele não entra em pânico. É um tipo habituado à natureza. Vai perceber como sobreviver», disse o tenista de 22 anos.
Já Coco Gauff, número 3 do ranking WTA, preferia a companhia de uma lenda. «Acho que o Roger [Federer] seria uma boa escolha. Creio que ele manteria a calma nestas situações e saberia o que fazer», sentenciou a norte-americana de 20 anos.
9 março 2025, 08:25
Neerlandês Botic van de Zandschulp bateu o sérvio, que somou terceira derrota seguida
Daniil Medvedev nem hesitou na hora de anunciar a sua preferência: «Carlos! Carlos Alcaraz. Acho que ele teria boas capacidades de sobrevivência», disse o atual n.º 6 da hierarquia mundial. Por sua vez, o espanhol de 21 anos apontou para o jogador mais titulado da história, o sérvio Djokovic. «Acho que escolheria o Novak. Sinto que ele encontra sempre as soluções certas», justificou Carlitos.
Qinwen Zheng, a estrela chinesa do ténis mundial, 9.ª WTA, escolheria uma mulher para acompanhá-la, por causa da comunicação. «Talvez escolha a Emma Raducanu. Ela podia falar chinês comigo», disse a jogadora asiática.
Iga Swiatek, de 23 anos e número dois do mundo, foi inicialmente apanhada de surpresa pela pergunta, mas após alguma reflexão, apresentou uma opção fundamentada. «Vou escolher a Aryna», referindo-se a Sabalenka, a número um do WTA. «Se ela for como um tigre, provavelmente vai caçar alguma coisa para comer. E estaremos em segurança nesse aspeto», afirmou a polaca, recordando que o animal favorito da bielorrussa é o tigre, que inclusive tem tatuado no antebraço.
Alex de Minaur, 23 anos, fez uma escolha com o coração e nem pestanejou na hora da resposta. «Escolheria a Katie. Pode ser um pouco irritante às vezes, mas sim, ela é a minha resposta», afirmou o australiano sobre a noiva, Katie Boulter (28 anos, 38.ª WTA).
Frances Tiafoe (27 anos, número 17 do mundo) revelou a rir-se: «Eu iria com Gael Monfils porque não percebemos nada e seria uma forma de nos divertirmos.»
Por último, não menos importante ou divertida foi a última palavra de Alexander Zverev, segundo tenista melhor colocado na hierarquia mundial. «Novak Djokovic! Óbvio, ele é a pessoa mais famosa e toda a gente iria à procura dele», garantiu o alemão, de 27 anos, entre sorrisos.
O torneio de Indian Wells, Masters 1000, tradicionalmente disputado em março, é realizado numa pequena cidade com uma população de apenas 4.757 habitantes, segundo o censo mais recente, e situada no Vale Coachella, uma zona árida do deserto do Colorado, com um clima subtropical, onde o vento e as palmeiras fazem parte da paisagem familiar para a maioria.