Oito ensaios para lavar a honra
@rugbyShots

Oito ensaios para lavar a honra

RÂGUEBI03.12.202317:14

Lusitanos alcançam a primeira vitória (53-8) na Super Cup diante os neerlandeses dos Delta. Jogam em “casa” a 16 ou 17 de dezembro contra belgas - Brussels Devils - em jogo do 5.º e 6.º lugar.

Os Lusitanos, franquia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), venceram por 53-8 os Delta, formação dos Países Baixos na segunda semifinal a contar para o ranking Super Cup 2023. Ao intervalo registava-se uma vantagem de 8-15. 

Depois de três derrotas na fase de grupos, o XV nacional conquistou a primeira vitória na 3ª edição da prova organizada pela Rugby Europe diante um adversário de boas memórias e contra quem, nos quatro jogos anteriores, em 2021 e 2022, alcançaram quatro triunfos. 

Por força da posição na hierarquia nesta competição destinada a franquias e equipas profissionais europeias, os Lusitanos, vice-campeões na estreia da prova e semifinalistas no ano passado, defrontam em Portugal, no fim de semana de 16 e 17 de dezembro, os Brussels Devils, equipa da Bélgica, encontro de apuramento do 5.º e 6.º lugar da Rugby Europe Super Cup.   

Lusitanos e Delta na vitória portuguesa por 53-8

No centro nacional de râguebi, em Amesterdão, a equipa comandada por João Mirra, constituída por sete lobos no XV inicial e mais um (João Belo) entre os 23 selecionados, marcou oito ensaios, dois dos quais da autoria de Vasco Durão e o último, de poste a poste, pela mão de Vasco Leite, um dos jogadores da seleção sub-20, 3.ª classificada no europeu, na Chéquia, integrados na franquia da FPR. Jorge Abecasis foi bem-sucedido em cinco pontapés de conversão e uma penalidade.

A final da 3.ª edição da RE Super Cup será uma repetição de 2022. Em Tbilisi, na Geórgia, os Black Lions, bicampeões, recebem os Tel-Aviv Heats (Israel). A franquia espanhola dos Castilla Y Leon Iberians recebem em Valladolid os romenos do Romanian Wolves (3.º e 4.º lugar) e os neerlandeses dos Delta voltam a jogar em Amesterdão, diante os estreantes Bohemia Rugby Warriors (Chéquia) para apurar os últimos dois lugares no ranking das oito formações participantes.