Novidades na Divisão de Honra
Doze equipas, mais duas relativamente à época passada, dez vindas da Divisão de Honra uma vez que não desceu ninguém, e duas que subiram do CN2 (Técnico e Montemor) são uma das grande novidades para o campeonato 2024/25.
Competição que terá o seu início a 7 dezembro e termina a 25 maio, mas que desta feita será dividido entre fase regular (três grupos de quatro clubes) e final a seis (grupo do título) de onde sairá o campeão, mas agora sem play-off ou final a um jogo.
Outra das novidade é o surgimento de um Torneio de Abertura, entre 22 de setembro e 28 de novembro, que precede a competição principal. As alterações do modelo competitivo «foram combinadas com os clubes», assegurou Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi.
Num ano em que todas as atenções estão centradas no apuramento para o Mundial da Austrália-2027, o objetivo que subjaz à mudança é claro para o líder federativo. «Visa preservar os compromissos da Seleção Nacional e dos Lusitanos —franquia da FPR que disputa a Super Cup, competição da Rugby Europe — e garantir, de uma forma mais justa, a libertação de jogadores às seleções, sem prejudicar os clubes que cedem mais jogadores e sem prejudicar, igualmente, o normal desenrolar dos campeonatos», sublinhou ainda o líder federativo em conversa com A BOLA.
«Os Lusitanos começam já em setembro (dia 4)», avisou Amado da Silva. «Depois temos os jogos da janela internacional de novembro, com os Estados Unidos (9) e a Escócia (16)». Por fim, o «apuramento para o Mundial-2027 [através do torneio europeu Rugby Europe Championship 2025], de fevereiro a março, com três jogos, a uma só volta, Bélgica (1 de fevereiro), Alemanha (8), em casa e Roménia (5), fora» a que sucedem as meias-finais (1 de março) e final (15) do REC2025, detalhou o presidente da FPR.
Em relação à prova maior daa Divisão de Honra, os 12 clubes serão divididos em três grupos: A, B e C, conforme ranking das equipas no ano anterior. Disputam, na fase regular, a prova a duas voltas. São apurados para o Grupo do Título as primeiras duas equipas classificadas de cada grupo, sendo o título nacional atribuído ao primeiro classificado deste top-6.