Nadal explica regresso: «Tenho de aceitar que vai ser muito difícil no início»

Nadal explica regresso: «Tenho de aceitar que vai ser muito difícil no início»

TÉNIS04.12.202315:16

Rafael Nadal assume entraves no regresso à competição, que vai acontecer no ATP 250 de Brisbane, que decorre entre 31 de dezembro a 7 de janeiro

Rafael Nadal já anunciou o seu regresso à competição – no torneio de Brisbane, que decorre entre 31 de dezembro a 7 de janeiro -, e publicou agora vídeo nas redes sociais onde detalha as expetativas que tem para o seu regresso. O espanhol admite dificuldades iniciais, mas está confiante que pode voltar a vencer «se o físico o permitir».

«Tive medo de anunciar as coisas porque, no fim de contas, estive um ano sem competir e uma operação à anca. Mas isso não é o que me preocupa, é tudo o resto. Penso que estou pronto e espero que tudo corra bem e que tenha a oportunidade de me divertir em campo», afirmou.

«Já passou muito tempo [sem competir], por isso espero, antes de mais, voltar a sentir aqueles nervos, aquela esperança, aqueles medos e dúvidas. Espero de mim próprio não esperar nada. Essa é a verdade. Ter a capacidade de não exigir a mim próprio o que exigi ao longo da minha carreira. Acredito que estou num momento diferente, numa situação diferente, num terreno inexplorado», sublinhou o 14 vezes vencedor do Grand Slam Roland Garros.

«Neste momento, o que espero realmente é poder não exigir o máximo de mim, aceitar que as coisas vão ser muito difíceis no início, dar-me o tempo necessário. Preciso de me perdoar se as coisas correrem mal no início, o que é uma grande possibilidade. Mas sabendo que pode haver um futuro não muito distante, em que as coisas podem mudar se eu mantiver a ilusão [de vencer], o espírito de trabalho e se o físico mo permitir.», concluiu.

Rafael Nadal está sem competir desde que saiu lesionado da 2.ª ronda da passada edição do Australian Open, contra Mackenzie McDonald no dia 18 de janeiro.