Mundial: irlandeses ganham batalha tectónica
Britânicos batem África do Sul por 13-8; springbocks desperdiçam 11 pontos em chutos aos postes
A Irlanda venceu a África do Sul por 13-8 no Jogo 22 do Campeonato do Mundo França-2023 e mantém a liderança no Grupo B, com 14 pontos, mais 4 do que os sul-africanos.
)
Os springbocks saíram na frente através de uma penalidade (Manie Libbok, 6’), um capítulo do jogo em que viriam a hipotecar as hipóteses de ganharem a partida. Faf de Klerk e Manie Libbok desperdiçaram, entre eles, 11 pontos, isto é, três penalidades e um pontapé de transformação falhado.
Um ensaio de Mack Hansen (33’) e uma conversão de Johnny Sexton levaram a seleção do trevo em vantagem (7-3) para o intervalo.
)
No Stade de France, em Saint-Denis, perante mais de 80 mil adeptos, o pequeno Cheslin Kolbe voltou a colocar a África do Sul na frente, mas um ensaio do veterano Johnny Sexton, 38 anos, devolveu a vantagem para os europeus, diferença essa que seria ampliada 17 minutos depois (77’) através de uma (fácil) penalidade de Jack Crowley.
)
A Nação do hemisfério Norte, número 1 mundial e vencedora da edição 2023 do Torneio das Seis Nações, ao sair vencedora deste duelo tectónico com a seleção vinda dos mares do Sul, no primeiro embate da história em 10 edições de mundiais, aumentará, na próxima segunda-feira, a vantagem de 0,15 pontos no ranking sobre a África do Sul, campeões mundiais em título e sentados na vice-liderança, tanto da hierarquia quer no grupo da morte que tem ainda a Escócia (menos dois jogos que irlandeses e sul-africanos) à espreita.