Lusitanos querem limpar a imagem frente a neerlandeses
Tomás Appleton, líder dos Lusitanos, está confiante na vitória (Fotografia retirada da página de Facebook da Federação Portuguesa de Rugby)

Lusitanos querem limpar a imagem frente a neerlandeses

RÂGUEBI02.12.202319:22

Franquia portguesa viaja até Amesterdão para defrontar os Delta em jogo do ranking entre 5.º e 8.º a contar para Super Cup.

Os Lusitanos, franquia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), visitam os neerlandeses do Delta na primeira eliminatória da atribuição do quinto ao oitavo lugar da Super Cup 2023.

4.º classificado do grupo A, a formação portuguesa somou três derrotas na fase de grupos da 3.ª edição da prova organizada pela Rugby Europe. Defronta no Centro Nacional de Râguebi, em Amesterdão, Países Baixos, os Delta, 3.º do grupo B, equipa contra a qual nunca perdeu nos quatro jogos anteriormente realizados da competição europeia de clubes e franquias, em 2021 (62-7 e 50-7) e 2022 (26-19 e 47-10).

Vice-campeões na edição de estreia (2021-2022), ao perderem com os georgianos, Black Lions, e afastados da final no ano passado diante os israelitas dos Tel Aviv Heats, os Lusitanos tentam salvar a honra nos duelos pelo ranking.

«Temos os jogadores disponíveis vindos do europeu de sub-18 e sub-20 e outros da Divisão de Honra”, informou à Rugby Europe, Tomás Appleton, capitão dos Lusitanos. “Estamos desapontados por não estarmos na meia-final, mas refocámos e vamos para o encontro confiantes e com vontade de ganhar», afirmou o também capitão da seleção nacional, procurando limpar a má imagem deixada na edição 2023.

Do lado neerlandês, Lyn Jones, treinador dos Delta, reconheceu «estar satisfeito com o que estão a produzir». Já o capitão, David Weersma, reforçou «o grande entusiasmo» na receção aos Lusitanos, «uma oportunidade perfeita para testar-nos contra uma das melhores equipas do Super Rugby», finalizou.