Leão de foco na Europa vence e já olha para a fase seguinte
Orri Orkelsson foi o melhor marcador do jogo, com oito golos (EHF)

Leão de foco na Europa vence e já olha para a fase seguinte

ANDEBOL28.11.202323:51

Leões confirmaram apuramento na Liga Europeia de andebol e jogam cartada importantíssima na próxima semana

A lógica ainda vale alguma coisa nestas andanças. O Sporting tinha o caminho aberto para se apurar para a main round da Liga Europeia e confirmou o cenário uma semana antes da última jornada do grupo H da Liga Europeia.

Após ter vencido por 17 golos de diferença no jogo em casa frente aos polacos do Chrobry Glogow, e sabendo que, depois de a meio da tarde o Constanta ter vencido o Tatabanya, uma vitória assegurava o lugar na fase seguinte, era fácil de adivinhar que os leões iam acabar o dia a celebrar.

E assim foi, pois claro.

A equipa de Ricardo Costa não facilitou nada frente ao último classificado do grupo e sai da Polónia com os objetivos cumpridos com toda a tranquilidade (35-22), para se focar no jogo que vai ser mais importante no seu futuro europeu e que se joga na próxima semana, com a receção aos romenos do Constanta. Mas já lá vamos.

Em Glogow, aos 10 minutos o Sporting já tinha deixado claro que não queria repetir as derrotas fora que averbou no grupo e já tinha o dobro dos golos do adversário (8-4). Uma entrada forte, com Kiko Costa a marcar e o irmão Martim a assistir, permitiu aos leões dispararem no marcador gerir de forma confortável, como mostrava o resultado a meio da primeira parte (13-6).

 O treinador dos leões teve até possibilidade de gerir os muitos jogos que os seus atletas têm disputado e dar logo tempo de jogo a todos os atletas na primeira parte, o que não impediu que ao intervalo a vantagem leonina fosse clara 17-9.

Depois, no segundo tempo, bastou manter o ritmo, quase em modo treino, uma vez que o Sporting só volta a jogar na próxima terça-feira, e nessa partida é que será obrigatório vencer. Isto porque com o novo formado da competição, segue-se uma nova fase de grupos para a qual as equipas levam os pontos somados no grupo frente ao rival que também segue em frente.

Neste caso, vão contar os pontos somados frente ao Constanta, e depois da derrota na Roménia, o Sporting tem de vencer para transportar os dois pontos desse triunfo para a fase seguinte, na qual tem à espera uma equipa já com quatro pontos (Fuchse Berlim) e o Constanta, pelo menos com dois. 

No final, Ricardo Costa assumiu a importância disso mesmo. «Queremos sair deste grupo com dois pontos. Vamos ter um grande jogo na terça-feira e temos a sorte de não haver jogo do campeonato no fim de semana, o que nos permite focar única e exclusivamente nessa partida da Liga Europeia», declarou o líder dos leões.