Jelena Todorovic (Foto: NBB)
Jelena Todorovic (Foto: NBB)

Jelena Todorovic faz história no basquetebol brasileiro

Treinadora sérvia é a primeira mulher a liderar uma equipa masculina no país

Jelena Todorovic, de 31 anos, foi anunciada como treinadora do Fortaleza Basquete Cearense, tornando-se na primeira mulher a comandar uma equipa masculina da modalidade no Brasil.

A técnica sérvia é também a segunda treinadora mais jovem da história da liga de basquetebol do Brasil (NBB), ficando apenas atrás de Gustavo de Conti, que na altura em que assumiu o comando do Paulistano, em 2010, tinha 30 anos.

«Estou aqui não apenas como treinadora, mas como representante da minha família, do meu povo e do meu país. E estou totalmente comprometida em deixar uma marca significativa e duradoura no basquetebol brasileiro. Uma marca que vá além de vitórias e derrotas e alcance o coração da comunidade», afirmou ao site oficial da competição.

Natural da Sérvia, Jelena iniciou carreira no Estrela Vermelha, antes de rumar à Austrália, onde representou várias equipas, na qualidade de adjunta, até 2022. Passou também pelo basquetebol de seleções, integrando equipas técnicas da Sérvia, da Grécia e de Espanha.

A nível internacional contribuiu ainda para o desenvolvimento de jogadores da NBA como Giannis Antetokounmpo (Grécia), Josh Giddey e Patty Mills (Austrália).

Sugestão de vídeo: