Europeu: manos Costa e não só! Quatro portugueses candidatos ao sete ideal
Martim e Kiko Costa são dois dos quatro portugueses candidatos ao sete ideal (IMAGO)

Europeu: manos Costa e não só! Quatro portugueses candidatos ao sete ideal

ANDEBOL25.01.202418:23

Portugal tem jogadores nomeados na maioria das posições: Martim e Kiko são os dois mais jovens de uma lista de 46 jogadores

Foram anunciados nesta quinta-feira os candidatos À equipa ideal do Europeu de andebol. A provar mais uma vez a qualidade da participação de Portugal, a Federação Europeia de Andebol (EHF) nomeou quatro jogadores lusos para o sete ideal da competição. Cada um deles concorre com mais cinco atletas, numa votação aberta até à meia-noite de sábado para domingo, véspera da final.

Martim Costa saiu do Europeu no topo da lista de melhores marcadores (IMAGO)

Martim Costa, que à entrada da semana final continua a ser o melhor marcador da prova, com 54 golos, está nomeado para melhor lateral-esquerdo. O jogador de 21 anos tem concorrência de peso, desde logo o francês Nikola Karabatic, considerado por muitos como o melhor andebolista de todos os tempos e que na Alemanha se tornou no melhor marcador da história dos Europeus. Outro dos laterais esquerdos nomeados é o dinamarquês Simon Pytlick que há um ano foi eleito o melhor do Mundial. 

Francisco Costa, de 18 anos, é o jogador mais novo candidato à equipa all-star (IMAGO)

Além de Martim, também o irmão Francisco ‘Kiko’ Costa está entre os candidatos à equipa all-star. O lateral-direito de 18 anos, segundo melhor marcador português no Europeu, com 30 golos (12.º da geral) antes do arranque da fase final, tem como principais adversários nesta eleição o dinamarquês Mathias Gidsel (42), MVP do Mundial de 2023 e quarto melhor marcador deste Europeu, e Dika Mem, figura principal da seleção francesa e o quinto melhor artilheiro da prova neste momento (41).

Um dos manos Costa como melhor jogador jovem?

Não é um facto consumado, mas a lista final de nomeados à equipa ideal pode sair... para a 'casa' Costa. Martim e Kiko são os dois jogadores mais novos entre os 46 nomeados para a equipa all-star (além de seis por posição, há outros seis candidatos a melhor defesa, dois deles também estão indicados na respetiva posição ofensiva). Por norma, a EHF elege o melhor jovem entre os nomeados para o sete ideal, mas isso não é uma obrigatoriedade, além de que há mais um par de jogadores entre os candidatos que ainda tem idade para vencer o prémio. Ainda assim, não surpreenderá muita gente que um dos irmãos conquiste o galardão, sendo que Martim, de 21 anos, parece partir na pole-position dessa corrida.

Pedro Portela foi eleito o MVP na vitória de Portugal sobre a Noruega (IMAGO)

Se os manos Costa entram nestas contas logo na primeira participação em Europeus, Pedro Portela, um dos mais experientes dos Heróis do Mar, consegue a nomeação na terceira vez que disputa um Europeu. O ponta direita tem como principais adversários o alemão Timo Kastening e o sueco Sebastian Carlsson.

Luís Frade está nomeado para melhor pivô do Europeu (IMAGO)

A fechar o quarteto luso destacado pela EHF está o pivô Luís Frade, que terminou o Europeu com 25 golos, o terceiro melhor registo português. Frade está nomeado juntamente com o antigo companheiro no Barcelona Ludovic Fabregas (França), o capitão alemão Johannes Gola e o dinamarquês Magnus Saugstrup, principais candidatos a vencer a distinção.