Eurobasket 2025: Neemias Queta chamado por Mário Gomes
O poste Neemias Queta está entre os 15 pré-convocados de Portugal para a fase final do Europeu de 2025, numa lista que ainda será ainda reduzida para 12. Além do jogador dos Boston Celtics, único português a atuar na NBA, destaque também para o regresso de Nuno Sá, em substituição do extremo André Cruz, que vai falhar a fase final do Eurobasket2025 devido a lesão.
Queta não participou na fase de qualificação, que colocou Portugal na fase final do Europeu 14 anos depois, devido aos compromissos com os Celtics e é uma das novidades em relação aos eleitos para os dois últimos jogos de apuramento, em fevereiro, juntamente com Nuno Sá (Galomar).
Da lista de 26 pré-convocados anunciada em 15 de maio, destaque ainda para a saída do extremo/poste Rúben Prey, jogador de 20 anos e 2,08 metros que alinha na Universidade de St. John’s, nos Estados Unidos.
A primeira fase do último estágio de preparação para o Europeu arranca com três jogos particulares em Espanha, para onde seguem os 15 jogadores depois da concentração em Coimbra, agendada para dia 22 de julho.
Portugal defronta a seleção espanhola dia 5 de agosto e, dois dias depois, a equipa B de Espanha, no Torneio Internacional da Cidade de Málaga.
Ainda no país vizinho, mas agora em Madrid, os Linces jogam com a Argentina dia 10 de agosto.
Segue-se o regresso a casa, nomeadamente ao Minho, para o Torneio Internacional de Braga, onde a Seleção defronta a Islândia, dia 15 de agosto, e a Suécia, no dia seguinte.
Portugal vai joga na capital da Letónia, em Riga, tendo como adversários no Grupo A a Sérvia, de Nikola Jokic, a coanfitriã Letónia, de Kristaps Porzingis, a Chéquia, a Turquia e a Estónia.
Os Linces estreiam-se a 27 de agosto, frente aos checos, seguindo-se os sérvios, a 29 e os turcos a 30. Dia 1 de setembro, os comandados de Mário Gomes medem forças com os letões e fecham esta fase dia 3 com os estónios.
Para conseguir o apuramento para os oitavos de final, que se realizam em Riga, como toda a fase a eliminar, Portugal vai ter de ficar num dos quatro primeiros lugares.