Catarina Costa em 5.º lugar no Japão
Catarina Costa foi a primeira das três judocas portuguesas que estão a participar no Grand Slam de Tóquio, no Japão, a entrar em ação e, depois de ter ficado isenta da primeira ronda, terminou em 5.º lugar, no último torneio da temporada, mas que marca o regresso da Seleção Nacional à atividade depois dos Jogos Paris 2024.
A judoca portuguesa, 12.ª ranking mundial, ficou isenta da primeira ronda e derrotou por ippon Suet Tang (Hong Kong) para seguir para os quartos de final, onde foi derrotada, igualmente por ippon, pela japonesa Kondo (58.ª).
𝐌𝐄𝐃𝐀𝐋𝐇𝐀 𝐃𝐄 𝐁𝐑𝐎𝐍𝐙𝐄!!!!! 🥉🇵🇹
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) August 1, 2024
🥉 PATRÍCIA SAMPAIO É DE BRONZE!! 🥉
A judoca portuguesa chega ao pódio na categoria do -78kg do Judo em Paris 2024!#AllezPortugal #Paris2024 pic.twitter.com/CdmAUCMRA8
Resignada à repescagem, a atleta lusa desenvencilhou-se da francesa Perrot (47.ª) por wazari, no ponto de ouro (5,31 minutos, ou seja já depois dos quatro minutos do combate). Na luta pela medalha de bronze, Catarina voltou a ser batida por ippon, novamente por uma japonesa, Yoshioka (39.ª), que seguiu para o pódio dos - 48 kg, totalmente preenchido com atletas da casa - enquanto país organizador, pode colocar 4 atletas em cada categoria, enquanto os outros países apenas duas.
Day 1 female medallists at #JudoTokyo 🇯🇵🔝
— Judo (@Judo) December 7, 2024
-48 kg
-52kg
-57 kg
-63 kg#JudoTokyo #Tokyo #Japan #WJT #Judo #Sport #RoadToLA2028 pic.twitter.com/D13yVBJ0hK
Esta madrugada competem ainda Bárbara Timo (-70 kg, Benfica), dois pódios em Mundiais, e a medalha de bronze olímpica Patrícia Sampaio (-78 kg, Gualdim Pais).
Zachova shocks the home crowd! 🇨🇿
— Judo (@Judo) December 7, 2024
Catch all the action live on https://t.co/5YYXyE0V9W 💻#JudoTokyo #Tokyo #Japan #WJT #Judo #Sport #RoadToLA2028 pic.twitter.com/PANy0vvKHY