Catarina Costa

Catarina Costa em 5.º lugar no Japão

Judoca portuguesa, 12.ª ranking mundial, perdeu por 'ippon' com uma japonesa quando lutava pela medalha de bronze. Patrícia Sampaio e Bárbara Timo competem na próxima madrugada

Catarina Costa foi a primeira das três judocas portuguesas que estão a participar no Grand Slam de Tóquio, no Japão, a entrar em ação e, depois de ter ficado isenta da primeira ronda, terminou em 5.º lugar, no último torneio da temporada, mas que marca o regresso da Seleção Nacional à atividade depois dos Jogos Paris 2024.

A judoca portuguesa, 12.ª ranking mundial, ficou isenta da primeira ronda e derrotou por ippon Suet Tang (Hong Kong) para seguir para os quartos de final, onde foi derrotada, igualmente por ippon, pela japonesa Kondo (58.ª).

Resignada à repescagem, a atleta lusa desenvencilhou-se da francesa Perrot (47.ª) por wazari, no ponto de ouro (5,31 minutos, ou seja já depois dos quatro minutos do combate). Na luta pela medalha de bronze, Catarina voltou a ser batida por ippon, novamente por uma japonesa, Yoshioka (39.ª), que seguiu para o pódio dos - 48 kg, totalmente preenchido com atletas da casa - enquanto país organizador, pode colocar 4 atletas em cada categoria, enquanto os outros países apenas duas.

Esta madrugada competem ainda Bárbara Timo (-70 kg, Benfica), dois pódios em Mundiais, e a medalha de bronze olímpica Patrícia Sampaio (-78 kg, Gualdim Pais).