Benfica entra para ganhar e sossegar frente ao Póvoa AC na Luz
Stiven Valência foi o melhor marcador do Benfica, com cinco golos (foto SL Benfica)

Benfica entra para ganhar e sossegar frente ao Póvoa AC na Luz

ANDEBOL01.12.202317:20

Águias não fizeram as honras da casa ao poveiros e cedo arrumaram a questão (29-23)

O Benfica cumpriu a tarefa doméstica entre compromissos europeus e venceu o Póvoa AC na Luz, por seis golos de vantagem (29-23), em partida sem história da 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional Andebol 1, esta sexta-feira, que os encarnados dominaram de início ao final. 

Frente ao adversário poveiro que surpreendera o candidato ao título quando o recebeu no jogo da primeira volta, impondo-lhe empate, os benfiquistas não quiseram correr riscos, nem despender energias desnecessárias e entraram a pressionar e logo se puseram na liderança por três golos sem resposta. 

Ímpeto não só ofensivo, como também defensivo, o que permitiu ao Benfica constranger o ativo do Póvoa AC a tão-só nove golos nos primeiros 30 minutos, atingindo-se o intervalo com um desnivelado 17-9 no marcador.

As águias aproveitaram bem o descanso para retemperar forças, porque com elas voltaram a impor-se aos visitantes para ampliar o avanço para dez golos (27-17) e decidir a contenda o quanto antes e, por fim, relaxar. Recomendável na iminência da deslocação à Suécia, na próxima terça-feira, para defrontar o IFK Kristiansad na 6.ª ronda da Liga Europeia, derradeira da fase de grupos.

Abaixamento de ritmo que possibilitou aos poveiros abrir a válvula de escape e exibir bons lances de andebol, que lhes valeu equilibrar e a espaços sobrepor-se ao agora parcimonioso anfitrião, reduzindo o atraso para seis golos no marcador final.

Jota González (treinador do Benfica): «Resolvemos com rapidez»

No final do encontro, o treinador do Benfica, Jota González fez-lhe a análise: «Creio que resolvemos a partida com alguma rapidez e isso é importante para nós. Não foi uma grande exibição, mas importava ganhar e continuar a lutar pelo melhor lugar possível no campeonato. Todos os pontos contam para a 2.ª fase e temos de tentar ganhar todos os jogos. Vamos até ao final para ganhar o Campeonato. Está muito complicado, mas matematicamente temos opções e vamos lutar em todos os jogos por esse objetivo. Estas partidas também servem para melhorar algumas coisas que não têm saído tão bem. Na 1.ª volta, empatámos com o Póvoa e, agora, foi bom vencê-los».