Carlos Alcaraz venceu o quinto slam da carreira em Roland Garros

Alcaraz perde quase metade do dinheiro de Roland Garros

As vitrinas de Carlos Alcaraz estão cada vez mais cheias - e a conta bancária cada vez mais recheada. Com a conquista de Roland Garros, o tenista espanhol recebeu um cheque de 2.550.000 euros. No entanto, a imprensa espanhola noticia que o seu rendimento real é significativamente menor, devido aos impostos que tem de pagar no seu país natal.

Carlos Alcaraz, 22 anos, terá de pagar 46% de imposto em Espanha sobre o prémio de Roland Garros, segundo o portal espanhol El Economista.

Carlos Alcaraz recebeu um prémio de 2.550.000 euros pela vitória este ano em Roland Garros. No entanto, este prémio será tributado em Espanha em 46%, referente ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), como explica a plataforma de consultoria fiscal especializada TaxDown.

De acordo com os cálculos da TaxDown, Alcaraz terá de pagar 1.181.936 euros ao estado espanhol, sem considerar as despesas dedutíveis.

Aitor Fernández, consultor fiscal da TaxDown, explicou ao El Economista que isto se deve à combinação do imposto sobre o rendimento a nível estatal e regional, uma vez que existe um escalão de tributação diferente para cada um, o que «pode significar que mais de 45% do dinheiro acaba nas mãos do Fisco».

Carlos Alcaraz conquistou no domingo o seu quinto troféu do Grand Slam, vencendo Jannik Sinner na final em 5h29 com parciais de 4/6, 6/7 (3), 6/4, 7/6 (4), 7/6 (2).

Carlos Alcaraz venceu quatro torneios este ano: Roterdão, Monte Carlo, Roma e Roland Garros. Em prémios, o espanhol acumulou 5.950 milhões de euros. Ao longo da sua carreira, os prémios no ténis já atingiram um total de 44.732.623 dólares, ou seja 39.175.534 milhões de euros.

O espanhol de 22 anos já figura no Top 10 de prémios monetários do ténis masculino, sendo ultrapassado por Novak Djokovic (164.531.961 euros), Rafael Nadal (118.181.881), Roger Federer (114.370.735), Andy Murray (56.651.473), Alexander Zverev (46.797.221) e Daniil Medvedev (40.605.808).

No Top 10 encontram-se ainda Pete Sampras (37.903.797), Jannik Sinner (36.360.408) e Stan Wawrinka (32.929.294).

Além dos prémios do ténis, o jogador espanhol tem contratos com a Nike, a sua marca de equipamento desportivo com quem assinou em 2019 e que no ano passado lhe ofereceu um novo contrato avaliado em 15-20 milhões por ano, a Babolat (raquetes), a Rolex, a Isdin, a Calvin Klein, a BMW e até a Louis Vuitton.

Adicionalmente, em 2023, o tenista registou a entidade Garfia Properties SL, uma empresa de investimentos com a qual entrou no sector imobiliário.

Concretamente, a empresa dedica-se «ao desenvolvimento de todos os tipos de atividades imobiliárias, especialmente as relacionadas com a aquisição, posse, arrendamento, venda, desenvolvimento, reabilitação e exploração, a qualquer título, de todo o tipo de bens imóveis».

Além disso, como único sócio desta sociedade, encontra-se a Garfia Valores, a outra sociedade criada pelo murciano, cujo administrador único é Carlos Alcaraz González, pai do tenista, e que tem sede na residência da família situada em El Palmar (Murcia), segundo o El Espanol.

Sugestão de vídeo