Ruben Guerreiro e António Morgado confirmados no Tour Down Under
Ruben Guerreiro vai para a segunda temporada na Movistar

Ruben Guerreiro e António Morgado confirmados no Tour Down Under

CICLISMO04.01.202400:13

Portugueses da Movistar e UAE Emirates darão primeiras pedaladas na temporada na Austrália

O Tour Down Under, corrida australiana que marca o arranque das provas por etapas do WorldTour (16 a 21 de janeiro), terá a participação de Ruben Guerreiro, da Movistar, e António Morgado, em estreia pela UAE Emirates, entre vasto leque de estrelas a darem as primeiras pedaladas em competição em 2024.

Guerreiro lançará nesta prova de cinco etapas, incluindo duas com chegada em alto, a sua primeira fase da temporada, que terá como epicentro as clássicas das Ardenas, na primavera. «O meu objetivo é conseguir um lugar no top-5, depois de ter sido oitavo em 2019 e nono em 2018. Os trabalhos de pré-temporada decorreram muito bem com os novos companheiros de equipa, num grupo de trabalho que me deixou a sensação de ser mais forte que o do ano passado», declarou a A BOLA Ruben Guerreiro, que participará pela quarta vez no Tour Down Under e já se sabe que não correrá a Volta ao Algarve e a Figueira Champions Classic em fevereiro.

«Num grupo de 30 ciclistas, o início de temporada é sempre complicado definir o arranque da época. Nos vários cenários que surgiram durante os estágios cheguei a estar incluído na lista para Clássica da Figueira, mas a decisão da equipa de correr o Tour da Colômbia em vez da Volta ao Algarve obrigou a alterações. Lamento não correr, por agora, em Portugal, mas estarei nos campeonatos nacionais em junho», anuncia o corredor, de 29 anos, no segundo ano na Movistar.

Na UAE Emirates, António Morgado estreia-se pela UAE Emirates, sabendo-se que estará depois na Volta ao Algarve ao lado de João Almeida. Entre jovens talentos que estarão sob os holofotes na Austrália, o português terá o mexicano Isaac Del Toro, vencedor da Volta a França do Futuro em 2023, como companheiro de equipa, e por adversários outras esperanças do ciclismo mundial, Antoine Huby (Soudal Quick-Step), Leo Hayter (INEOS Grenadiers), Matthew Dinham e Oscar Onley (dsm-firmenich), Johannes Staune-Mittet (Visma-Lease a Bike) ou Archie Ryan (EF Education-EasyPost).

Ainda na UAE Emirates destaca-se a principal ausência nesta corrida, o vencedor da edição de 2023, o australiano Jay Vine. No entanto, a baixa é compensada por outros grandes nomes, incluindo Simon Yates (Jayco AlUla), segundo da geral no último ano, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), Milan Vader (Visma-Lease a Bike) e Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), que regressará ao Tour Down Under após 10 anos.