Miguel Arrobas é candidato à federação de natação
Fotografia Hélder Santos

Miguel Arrobas é candidato à federação de natação

NATAÇÃO30.03.202408:44

Antigo nadador olímpico vai entrar na corrida à presidência da FPN para 2024/2028. Eleições deverão decorrer entre outubro e novembro. Já há três candidatos a presidente.

Depois de Rui Bettencourt Sardinha, vice-presidente da federação, e Avelino Silva, presidente da Associação da Madeira, terem confirmado, antes do final do ano de 2023, as respetivas intenções de se candidatarem à liderança da FPN, eleição que só deverá acontecer em outubro/novembro, após os Jogos de Paris-2024, eis que Miguel Arrobas surge como um terceiro candidato que promete agitar a corrida ao cargo ocupado há três mandatos por António José Silva e ao qual este não se pode recandidatar.

Segundo A BOLA conseguiu apurar, está para breve a oficialização da candidatura de Arrobas, de 49 anos, nadador olímpico nos Jogos de Barcelona-1992 nas provas de 100 e 200 costas e cuja carreira nas piscinas passou pelo Sporting, Bombeiros dos Estoris e Algés, tendo ainda jogado polo-aquático no Oeiras e Belenenses.

Igualmente conhecido por ter sido um dos atletas que esteve envolvido no relançamento das provas de águas abertas em Portugal, foi mesmo um dos dois primeiros a participar numa Taça do Mundo em Sevilha, em 2006, antes desta especialidade passar a fazer parte do Circuito Mundial em Setúbal, Miguel ficou sobretudo conhecido pela participação em grandes travessias no mar e rios, como o Canal da Mancha, Golfo de Gabés, ligação da Madeira às Desertas ou a Volta à ilha de Manhattan, em Nova Iorque.

Jurista, Arrobas foi diretor municipal para o desporto da Câmara de Cascais e teve uma breve passagem como deputado a Assembleia da República pelo CDS-PP, tornando-se mesmo no primeiro atleta olímpico a chegar AR.