Mais uma batalha naval Benfica-Sporting em Felgueiras
Em 2021/22 o Benfica festejou o título masculino no Jamor, ainds em piscina de 50 metros. Fotografia ASF

Mais uma batalha naval Benfica-Sporting em Felgueiras

NATAÇÃO21.12.202301:21

Águias defendem o título em masculinos depois de terem interrompido a dinastia dos de Alvalade, leoas são bicampeãs e há um ano evitaram dobradinha dos rivais da capital. Campeonato volta a ser em piscina curta e com um só nadador por prova

Quase nada mudou, a não ser a área da batalha naval em que Benfica e Sporting se irão defrontar pela defesa dos títulos conquistados em 2022/23. 

De regresso à competição em dezembro e em piscina curta, o que não acontecia desde 2012/13, Felgueiras recebe, entre hoje e amanhã, o 44.ª Nacional de clubes da 1.ª Divisão, com 16 clubes em luta em cada um dos sexos. 

As águias, que na passada temporada conseguiram interromper uma sequência de nove títulos consecutivos masculinos dos leões em 11 anos – nas duas temporadas afetadas pela pandemia o campeonatos não se realizou – são os grandes candidatos, com vantagem em algumas provas de velocidade através de Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento e nas estafetas, mas a grande e versátil equipa que detêm e que tanto jeito deu até na temporada passada quando era necessários, em piscina longa, ter dois nadadores por prova, agora fica mais diluída e poderá ser aí, assim como nas provas mais longas, que os de Alvalade podem tentar recuperar o cetro no primeiro nacional em 12 épocas que não contam com o retirado Alexis Santos. 

Nos femininos, é o Sporting que é bicampeão e o Benfica só uma vez ganhou o evento, em 1987/88. Será que é desta que realiza a doubradinha, feito que os verdes e brancos foram o último clube a consegui-lo em 2021/22.