Os táxis aéreos são um sonho do comité organizador de Los Angeles2028. IMAGO

Los Angeles 2028 sonha com taxi aéreo para fugir ao trânsito

A cidade norte-americana recebe pela terceira vez uma edição dos Jogos Olímpicos e depois de Paris 2024 ter alimentado a esperança das deslocações aéreas, chumbada por questões de segurança, o transporte inovador, com um funcionamento semelhante ao da Uber, volta a estar em cima da mesa

Os espectadores poderão voar pelos céus de Los Angeles e escapar do trânsito notório da cidade durante os Jogos Olímpicos de 2028, se os organizadores quiserem.

O LA28, comité encarregado de planear os terceiros Jogos de verão da cidade, anunciou uma parceria com a Archer Aviation para fornecer um serviço de táxi aéreo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A empresa diz que a ideia é usar uma frota de aeronaves para transportar os fãs de e para os locais.

Os táxis voadores são um sonho antigo. A estreia estava prevista para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, mas não foram certificados pela agência europeia de segurança aérea a tempo.

Agora, se receberem a certificação a tempo para Los Angeles 2028, os táxis aéreos oferecerão voos de 10 a 20 minutos para moradores e visitantes e voarão entre destinos selecionados, com um custo comparável a um Uber de luxo, de acordo com o CEO da empresa, que explicou que o serviço estará igualmente disponível através de uma aplicação.

O táxi aéreo transporta quatro pessoas e opera de forma semelhante a um helicóptero.

Los Angeles já sediou os Jogos de 1984 e 1932, sendo esta a terceira vez que a cidade acolhe uma edição de verão do evento. E depois de ter sido revelado que os Jogos de 2028 não permitirão carros, avizinha-se uma tarefa árdua, depois dos planos de expansão do sistema de transportes públicos terem sido rejeitados.

Sugestão de vídeo