Jorge Fonseca na luta pelo bronze mundial

Jorge Fonseca na luta pelo bronze mundial

JUDO23.05.202413:17

Judoca do Sporting estará na luta pelo pódio, esta tarde, contra o jovem japonês Dota Ari, campeão mundial júnior de Lisboa-2023. Azeri Zelym Kotsoiev voltou a levar a melhor pela sétima vez e oito confrontos.

Derrotado, por ippon, pelo azeri Zelym Kotsoiev (5.º do ranking) na meia-final do Mundial de Abu Dhabi de judo, Jorge Fonseca (10.º) irá, esta tarde de sexta-feira, lutar pelo bronze dos -100 kg contra o japonês Dota Arai (28.º), campeão do mundo júnior em Lisboa-2023, em busca da sua terceira medalha no evento depois de ter conquistado o ouro em Tóquio-2019 e Budapeste-2021. Será a primeira vez que os dois se defrontarão no tatami.

A luta da semifinal, a terceira que Fonseca, de 31 anos, efetuou na carreira, teve no português quase sempre o judoca mais ofensivo, a procurar a pega que lhe convinha e com Kotsoiev a tentar mantê-lo afastado, até que o azeri começou a mudar de tática e a procurar a pega que lhe permitisse utilizar o seu mortal ushimata.

Tento uma primeira vez sem sucesso e depois, com 1.14m ainda no cronómetro, foi bem sucedido marcando de imediato wazari e aproveitando de imediato para imobilizar Jorge durante 10s para somar ippon.

Foi a oitava vez que os dois se encontraram no Circuito Mundial desde 2018 e a sétima que Zelym Kotsoiev levou a melhor. A última havia acontecido no Grand Slam da Mongólia-2023. O único combate ganho pelo português foi no Grand Prix de Zagreb-2019.

Neste último dia de competição a nível individual, amanhã serão as equipas mistas em que Portugal não participa, Jorge esteve isento da ronda inaugural para depois despachar rapidamente o tunisiano Koussay Ben Ghanes (44.º) com um ippon em 11s e o ucraniano Anton Savytskiy (31.º) com outo em 12s.

Nos quartos de final seguiu-se o alemão George Udsilauri (32.º), o único a ter obrigado Jorge a permanecer 4m no tatami, mas um combate totalmente dominado pelo antigo campeão mundial que raramente permitiu que o germânico atacasse e muito menos com perigo. Tendo ambos terminado com dois castigos, valeu o wazari conseguido por Fonseca aos 1.50m do fim.