Francisco Ordonhas sagra-se vice-campeão mundial júnior
Francisco Ordonhas foi prata no Rio de Janeiro Fotografia Jersson Barboza/ISA

Francisco Ordonhas sagra-se vice-campeão mundial júnior

SURF01.12.202319:46

Iguala o feito de Vasco Ribeiro, também do Estoril, em 2011. Portugal termina Mundial ISA Júnior em 6.º

Francisco Ordonhas, de 18 anos, sagrou-se, esta sexta-feira, no Brasil, vice-campeão do mundo júnior, repetindo o feito realizado por Vasco Ribeiro, igualmente do Estoril, na edição de Peru-2011. Por equipas, Portugal concluiu o Mundial em 6.º lugar e iguala a classificação alcançada em Oceanside-2015, na Califórnia, Estados Unidos.

Na praia da Macumba, Rio de Janeiro, Ordonhas ficou a pouco mais de meio ponto (0,51) de alcançar o título mundial. Na final, o português obteve um score combinado de 14,87 pontos (7.87+7.00) em 20 possíveis, contra os 15,37 do brasileiro Ryan Kainalo, a surfar em casa, que se tornou o novo campeão sub-18, contribuindo ainda para o título mundial por equipas do Brasil. 

No último dia do Campeonato do Mundo júnior ISA 2023, Francisco havia passado os quartos de final na primeira posição, para depois, afastar, respetivamente, os colegas de Seleção Francisco Mittermayer (4.º) e João Mendonça (3.º) nas meias-finais. 

Em sub-16, Jaime Veselko (3.º) caiu nos quartos e Matias Canhoto avançou mais uma bateria e viu-se eliminado na semifinal ao terminar na 4.ª posição. Teresa Pereira (sub-16) encerrou a participação feminina na ronda 5. 

Por equipas, os Estados Unidos e Japão fizeram companhia ao Brasil no pódio, enquanto a nível individual, a japonesa Anon Matsuoka (sub-18), a australiana Sierra Kerr (sub-16), o espanhol Hans Odriozola (sub-16) e Ryan Kainalo (sub-18) inscreveram o nome na galeria de campeões mundiais juniores.